Governo de Rondônia
24/04/2024

PARCERIA

Municipalização de trânsito busca ações dentro da realidade de cada município, em Rondônia

08 de fevereiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Segundo o Contran, 1.622 municípios em todo o país já aderiram à municipalização de trânsito

 

Nove municípios de Rondônia já trabalham o trânsito de forma municipalizada. A intenção do governo do Estado  é que todos os 52 municípios tomem parte desse processo, aderindo ao projeto de municipalização, integrando o município ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), criando, por conseguinte, órgãos executivos municipais de trânsito. O planejamento e a execução das ações serão realizados em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), tem buscado entendimento junto aos prefeitos para que trabalharem o trânsito dentro da realidade do município levando em conta o número de habitantes e desenvolvendo projetos que atenda o pedestre, à circulação, estacionamento, parada de veículos e a implantação da sinalização, atendendo de forma direta as necessidades da população.

A diretora geral adjunta do Detran, Benedita Aparecida Oliveira, esteve reunida nesta quinta-feira (7) com o prefeito do município de Theobrama, que também é presidente da Associação Rondoniense de Municípios (Aron), Claudio Santos, onde trataram sobre vários assuntos de interesse dos municípios, entre os quais a municipalização do trânsito nos 52 municípios de Rondônia. A advogada da Aron, Ivonete Caja, também participou da reunião.

Benedita Oliveira disse que nove municípios de Rondônia já trabalham o trânsito de forma municipalizada, são eles: Ariquemes, Buritis, Cacoal, Espigão do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena. “O gestor municipal conhecendo a sua realidade vai planejar e executar as ações conforme a necessidade da comunidade, não importa o tamanho da cidade, o trânsito tem que ser planejado e executado de forma que ofereça segurança às pessoas”, disse a diretora da autarquia.

O prefeito de Buritis, Ronaldi Rodrigues, o Roni Irmãozinho, foi um dos primeiros prefeitos de Rondônia a aderir à municipalização do trânsito e

Prefeito de Buritis, Roni Irmãozinho discute a execução do convênio com a direção e técnicos do Detran

criou o Departamento Municipal de Trânsito Rodoviário e Mobilidade Urbano e tem trabalhado as ações dentro da realidade do município e tem contato com a parceria do Detran, “estamos com um convênio em execução no valor de R$518.719,10 para substituição semafórica e sinalização complementar”, disse o prefeito de Buritis, Roni Irmãozinho.

O coordenador de Engenharia do Detran, especialista em trânsito, Wallas Nogueira Carvalho, disse que a autarquia oferece suporte técnico nos projetos, inclusive com visitas previamente agendadas, “o município solicita e nós atendemos essa solicitação, dando suporte nos projetos”, ressaltou o especialista em trânsito.

Dados do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) mostram que 1.622 municípios em todo o país já aderiram à municipalização de trânsito. Os estados do Rio Grande do Sul e São Paulo são as federações mais adiantadas nesse processo, com 478 e 303 municípios respectivamente trabalhando de forma municipalizada.

Leia mais:

Código de Trânsito Brasileiro determina que o licenciamento seja expedido mediante a quitação de todos os débitos do veículo

Encontro do Detran orienta sobre combate ao mosquito aedes aegypti


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano, Ésio Mendes e Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Educação, Governo, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo