Governo de Rondônia
Sábado, 12 de junho de 2021

EVENTO

Município de Espigão do Oeste realiza 7ª Feira Cultural Pomerana neste final de semana com apoio do governo de Rondônia

27 de julho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O município de Espigão do Oeste tem um pouco mais de 32 mil habitantes e cerca da metade de sua população é de origem pomerana, de acordo com o percentual populacional diagnosticado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para celebrar e manter tradição e costumes, o município promove a 7ª Feira Cultural Pomerana neste final de semana, 29 e 30.

Desfile de garotas pomeranas

O evento será realizado na Feira Coberta do Produtor Rural e neste ano terá uma gincana com costumes vividos pelos pomeranos e a estilização de casas. “A residência que estiver mais enfeitada de acordo com os hábitos pomeranos será vencedor dessa categoria”, diz o secretário municipal de Cultura e Lazer, Brender Nogueira.

Turistas são esperados nestes dois dias de festa onde poderão apreciar as músicas e comidas típicas da cultura pomerana – como chucrute, linguiça, cuca, broot – e conhecer a Concertina, instrumento musical que não é mais fabricado no município.

O governo de Rondônia apoia a  Feira Cultural Pomerana com a destinação de mais de R$ 20 mil. De acordo com o superintendente Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Rodnei Paes, o apoio para a realização da feira demonstra incentivo e reconhecimento na diversidade cultural que o estado de Rondônia possui. “O povo pomerano, que muito contribui com a cidade que tem principal referência na agricultura, também deve ser lembrado pela sua contribuição cultural para o Estado”, justifica.

TRADIÇÃO

Fraid Tusal, espigãoense e descendente de pomeranos, explica que o povo pomerano é natural de uma região extinta, que ficava entre a Alemanha e Polônia.  Devido a crise na região em 1859, os povos pomeranos começaram a sair da região, para o Brasil muitos foram a caminho do Espírito Santo, em 1969 começaram a desbravar Rondônia, tendo em vista melhor qualidade de vida.

Na região de Espigão do Oeste, ajudaram no desenvolvimento da agricultura local, tendo destaque na produção de café e criação de gado.  Dentro do município, o povo pomerano fomenta a cultura local e mantém viva suas tradições e características culturais no desenvolvimento da região.

O casamento pomerano, que será encenado com peça teatral durante a feira, vai mostrar um costume diferente ao do Brasil. Segundo Fraid, a noiva usa vestido preto e não branco e o casal pomerano quebra prato para selar o compromisso do casamento.

Programação:

Sábado (29)

17h – Carreata de apresentação do evento

18h – Apresentação Teatro

19h – Apresentação de danças folclóricas

20h – Desfile para escolha da beleza pomerana

21h – Show musical

00h – Tradicional forró com grupo musical

Domingo (30)

10h – Culto solene na língua pomerana

11h – Apresentação de corais

12h – Almoço com comidas típicas

13h – Apresentação musical

15h – Apresentação de danças folclóricas

15h30 – Gincana cultural pomerana

17h – Anúncio e premiação do comércio e residência mais enfeitada (Estilo Pomerano)

18h – Encerramento


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Evento, Governo, Inclusão Social, Lazer, Rondônia, Sociedade, Turismo


Compartilhe