Governo de Rondônia
23/04/2024

IMUNIZAÇÃO

Municípios das regiões de Ji-Paraná, Jaru e Vale do Guaporé recebem mais de 7 mil doses de vacinas

05 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A população de 17 cidades vinculadas a 1ª Gerência Regional de Saúde (GRS), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), sediada em Ji-Paraná, recebem até a próxima semana os lotes de vacinas contra BCG, Poliomielite, Febre Amarela, Tetra Viral e Tetravalente.

Estoque com 7200 doses de cinco vacinas estão sendo entregues em 17 cidades pertencentes à região de Ji-Paraná

Na quinta-feira (4), os estoques das cinco vacinas começaram a ser entregues às Secretarias Municipais de Saúde das cidades ao longo da rodovia BR-429, no Vale do Guaporé, que são: Alvorada do Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco do Guaporé e Costa Marques. “Em seguida, as entregas ocorrem nas cidades ao entorno de Ji-Paraná e, posteriormente na região de Jaru”, avisa o gerente regional em Ji-Paraná, servidor Ivo da Silva.
A distribuição das doses das vacinas faz parte da estratégia do governo estadual, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em combater doenças por meio das vacinas e seguem o cronograma pré-estabelecido pelo órgão.

No Brasil, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), nos últimos três anos houve uma expansão da área histórica de transmissão do vírus causador da febre amarela. O País tem um padrão sazonal com maior transmissão entre dezembro e maio, porém as notificações em 2018 mostraram que a circulação do vírus continuou durante o período de baixa transmissão, que é de julho a novembro. A febre amarela mata em até 10 dias.

TREINAMENTO

Ao concluir a distribuição das vacinas em todas as cidades rondonienses, a Agevisa vai promover capacitações e aperfeiçoamentos aos agentes atuantes em salas de vacinações. O encontro está marcado para os dias 15 a 19 de julho no hotel Rondon Palace, em Porto Velho.

“Da nossa regional vamos enviar 18 técnicos, sendo um da 1ª Gerência Regional de Saúde. Cada município deve encaminhar mais um técnico. Estes participantes da capacitação se tornarão multiplicadores aos enfermeiros e técnicos de enfermagem das respectivas Secretarias Municipais de Saúde”, adianta Ivo da Silva, que tem recebido na gestão da 1ª GRS o apoio da diretora da Agevisa Ana Flora Camargo Gehardt, e do secretário estadual de Saúde, Fernando Rodrigues Máximo.

 

Leia mais:

Sem registros de Sarampo Rondônia se destaca com foco na prevenção da doença

1º Simpósio de Hepatites Virais realizado pela Agevisa acontece na capital e reúne profissionais de todo o estado


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Esio Mendes e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Convênios, Evento, Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo