16/04/2024

RESÍDUOS SÓLIDOS

Municípios do Vale do Jamari serão orientados pela Agevisa à destinação final do lixo

31 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) orientará, da próxima terça (4) à quinta-feira (6),  técnicos e assessores municipais de saúde do Vale do Jamari para elaboração de planos de gerenciamento de resíduos sólidos. Participarão da reunião em Ariquemes, responsáveis  pelo setor em unidades estaduais, municipais e privadas, conforme anunciou nesta sexta-feira (31) a gerente técnica de Vigilância Sanitária, Andrea Godinho.

Funcionário do Cemetron isola resíduos hospitalares nas "bombonas"

Funcionário do Cemetron isola resíduos hospitalares nas “bombonas”

A pauta engloba a segregação do resíduo produzido até sua destinação final; o que é lixo comum e infectante; e o manejo em geral.

Andrea Godinho espera entre 80 a 100 participantes nesta sequência de encontros anteriores para educação continuada.

Para a coordenadora do Núcleo de Gestão Ambiental do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), Márcia Abrantes Alves, o momento exige conscientização e responsabilidade.

Depois de 20 anos de debates, a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos deu início a uma forte articulação institucional envolvendo a União, estados e municípios, além do setor produtivo e a sociedade em geral.

Segundo Andrea, vislumbrou-se mais qualidade de vida para os brasileiros, entretanto, as soluções se apresentam lentas. “Somos o meio em que vivemos; saúde ambiental ignorada resulta em saúde pública superlotada, daí a importância do esforço geral dos municípios para que nosso estado, a Amazônia e o País possam realmente se transformar”, acentuou.

SAIBA MAIS:
Cemetron controla mais de 80% de suas atividades ambientais e é referência em redução de gastos com resíduos de serviços de saúde

Gerenciamento de lixo no Centro de Medicina Tropical de Rondônia reduz gastos em 81%

TUDO SOBRE
Catadores de Materiais Recicláveis, Coleta Seletiva, Consórcios Públicos, Gestão de Resíduos Orgânicos, Instrumentos da Política de Resíduos, Logística Reversa, Material Técnico, Plano Nacional de Resíduos Sólidos, Política Nacional de Resíduos Sólidos

Em detalhes, no Portal do Ministério do Meio Ambiente

Texto: Montezuma Cruz