Mural homenageia secretários pioneiros da Secretaria de Estado da Educação

19 de novembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Quem passa pelo saguão de entrada de Secretaria de Estado da Educação (Seduc) pode observar na parede lateral direita um mural na cor azul como a dos céus de Rondônia. O ícone retoma aos avanços da Secretaria desde sua fundação. As fotos expostas de homens e mulheres, trazem à memória a trajetória da Educação do Estado.

Ana Pacini, chefe de gabinete da Seduc comenta que o memorial foi uma iniciativa do secretário da Educação, Suamy Vivecananda, com o intuito de homenagear todos aqueles que estiveram à frente da pasta. “No entendimento do nosso secretário, todos estes homens e mulheres tiveram a sua parcela de contribuição para que a Educação chegasse ao nível em que estamos hoje. Queremos assim homenagear os secretários que passaram pela Secretaria e também possibilitar à população o acesso a todos os que contribuíram para esta Instituição”, explica.

O mural já estava instalado há alguns meses, no entanto, indisponível para apreciação, era desejo que houvesse uma cerimônia de inauguração. Mas com a pandemia da Covid-19, o mural nunca pôde ser inaugurado. “Tenho vinte e cinco anos na casa e nunca houve um mural na Secretaria de Estado da Educação em todos estes anos. Então, agendamos os preparativos para a inauguração, mas não foi possível. Já havíamos entrado em contato com todos os ex-secretários e estávamos agendando um coquetel de inauguração do mural”, acrescenta Ana Pacini.

A ex-secretária Maria Antonieta dos Santos Costa atuou entre 1991 e 1994, e conta que entre as conquistas da Seduc naquele período, está o sucesso dos alunos e a busca de um estreitamento maior com os professores da capital e do interior. “Sempre tínhamos uma reunião no mês com todos os diretores de escolas de Porto Velho. Com os do interior do Estado fazíamos sempre que havia uma programação. Assim, sabia como estavam as turmas e o que poderia melhorar nas escolas”, lembra.

Maria Antonieta desenvolveu o projeto Saúde do Educando. “Analisamos um número significativo de estudantes e observamos que a maioria delas não conseguiam ter um avanço devido problemas oftalmológicos. Com o projeto, vimos uma melhoria no desempenho e aprovação expressiva de um ano para o outro. Foi tão significativo que o Ministério da Educação, na época (1992), escolheu Rondônia entre todos os estados da região Norte para, através de um convênio e sem participação alguma do Governo do Estado, conhecer o Sistema Educacional Francês desde a Pré-Escola até o Ensino Médio. E ainda a formação dos professores em sala de aula, na cidade de Lille”, comenta Maria Antonieta.

A ex-secretária Maria Angélica Silva Ayres Henrique, quando ainda diretora de Educação da Seduc participou da elaboração do Plano Estadual da Educação – Lei 3.565 de 3 de junho de 2015. E, também da implantação do Ensino Médio com Mediação Tecnológica, do projeto para o Ensino Noturno, do projeto Aluno Digital, do Ensino Médio em Tempo Integral e da implantação dos Colégios Militares (Escolas Cívico-Militares) Lei 649/2017.

“Assumi a secretaria apenas sete meses, um período muito curto, mas estive quatro anos à frente da Diretoria de Educação e representando a Secretaria, principalmente, em relação aos enfrentamentos para a implantação destes projetos que estão ligados diretamente ao processo ensino-aprendizagem. Coordenei a elaboração do Plano Estadual de Educação foi, na época, um desafio muito grande de gerir conferências envolvendo diversos atores que, necessariamente, precisavam participar para se obter uma construção do Plano de forma coletiva, democrática e com toda a legitimidade necessária. Outra conquista foi a formação on-line para gestores (172h), um curso que contemplava todas os principais desafios de uma gestão escolar e ainda a formação Continuada (entre 25h a 40h) para professores”, pondera Angélica Ayres.

Texto: Rebeca Barca
Fotos: Frank Nery