Governo de Rondônia
19/04/2024

SOCIOEDUCAÇÃO

Música é utilizada na ressocialização de socioeducandos em Vilhena

31 de outubro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Adolescentes fazem aulas de violão dentro de unidade socioeducativa de Vilhena

Um projeto musical em Vilhena busca reeducar adolescentes em conflito com a lei de um modo diferente. Por meio da arte, os adolescentes aprendem a cantar e tocar instrumentos dentro da Unidade Socioeducativa de Vilhena.

Idealizado pela direção da unidade, o projeto buscou parceira com a Fundação Cultural de Vilhena (FCV).  Segundo o diretor  da unidade socioeducativa, Geneci Rodrigues Coelho existe a necessidade de implantação de uma agenda cultural para os adolescentes em ressocialização. “É importante termos essa parceria para que nos ajudem a viabilizar uma programação com diversidade cultural, como a música, teatro, artes plásticas e artesanato, com qualidade para os internos”, comenta.

As oficinas de música já acontecem há mais de um mês e são ministradas pelo  agente de segurança socioeducativa e professor de música Edson Bernardo dos Santos que reforça que o objetivo é despertar dons musicais e o interesse pela arte. Para ele, o acesso a arte pode ser uma alternativa restaurativa para ajudar os adolescentes em conflito com a lei. “Com base nos conhecimentos que tenho em música, especificamente com o violão, trabalho para que a música seja instrumento de práticas restaurativas e os adolescentes, aos poucos, possam descobrir seus talentos e as aptidões que têm”, destacou.

As aulas teóricas de música acontecem uma vez por semana e os socioeducandos realizam treinamento com o violão todos os dias.  Segundo o diretor da unidade, o projeto conta com o o total apoio da juíza da infância e juventude da comarca de Vilhena, Drª Kelma Vilela.

Leia também:

Socioeducandos são estimulados a prática de atividades físicas na unidade socioeducativa de Vilhena.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Celene Gomes
Fotos: Geneci Rodrigues
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo