CULTURA

Orquestra Amazonas Filarmônica tem apresentação especial nesta quinta-feira no Teatro Palácio das Artes Rondônia, em Porto Velho

17 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

A Orquestra Amazonas Filarmônica é a atração

Apresentação da Amazonas Filarmônica marca encerramento de oficinas musicais em Porto Velho

O Projeto Música na Estrada, em sua quinta edição, apresentará nesta quinta-feira (19), no Teatro Palácio das Artes Rondônia, em Porto Velho, espetáculo com a orquestra Amazonas Filarmônica, com entrada gratuita. O teatro, que está passando por alguns ajustes, abrirá excepcionalmente para receber esta programação.

São 75 músicos de diversas nacionalidades que formam atualmente a Amazonas Filarmônica, reconhecida como uma das principais e mais atuantes orquestras brasileiras. Com direção artística e regência de Luiz Fernando Malheiro, o repertório da Amazonas Filarmônica é variado, abrangendo todos os períodos da história da música e diversos compositores.

“O protagonismo da orquestra, sua capacidade narrativa, os naipes coesos e maleáveis. Os timbres cuidados e o equilíbrio sonoro fazem da Amazonas Filarmônica, senão a melhor, seguramente uma das melhores orquestras de ópera do País”, afirmou Nelson Rubens Kunze, da Revista Concerto, edição de 29 de maio do ano passado.

Criada em setembro de 1997 pelo Governo do Estado do Amazonas, a orquestra é o principal corpo artístico da Secretaria de Estado de Cultura e do Teatro Amazonas. Há 10 anos, a Amazonas Filarmônica é protagonista da “Série Guaraná”, com concertos semanais, nos quais já se apresentou com vários solistas e maestros convidados, muitos deles de renome internacional.

Marcelo de Jesus é o diretor dos Corpos Artísticos do Amazonas, maestro titular da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) e maestro adjunto da Amazonas Filarmônica e da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, além de ser diretor artístico adjunto do Festival Amazonas de Ópera (FAO). Atuou como pianista na série Vesperais Líricas e como maestro interno nas produções do Theatro Municipal de São Paulo, trabalhou como pianista e maestro assistente de Luiz Fernando Malheiro, Isaac Karabtchevsky, Karl Martin, Siegfried Köhler, Silvio Barbato, Jamil Maluf, Abel Rocha e Luis Gustavo Petri; e no Theatro Municipal do Rio de Janeiro atuou como diretor musical assistente nas Óperas La Traviata, Candide e Turandot.

OFICINAS

A apresentação da Amazonas Filarmônica marcará o encerramento das oficinas que estão acontecendo desde segunda-feira (16), das 9h às 12h, na Universidade Federal de Rondônia (Unir) e nas Escola de Música Sol Maior e Villa Lobos, com os professores da Amazonas Filarmônica: Elena Koynova e Marieta Iotova (violino), Gabriel Lima (viola), Anton Minenkov (violoncelo/contrabaixo), Arley Raiol (flauta), Vadzim Ivanov (clarinete), Rubens Souza (trompete) e Hugo Pinheiro (trombone), com inscrições gratuitas.

Texto: Silvio M Santos