Governo de Rondônia
28/03/2024

INTERATIVIDADE CULTURAL

Musical Quem Descobriu o Brasil oferece oficina e interatividade cultural para escolas de Rondônia

17 de abril de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O que era brincadeira dentro da peça, vira história e ensino no musical Quem descobriu o Brasil, que será apresentado em três dias no Teatro Palácio das Artes Rondônia, em Porto Velho, para escolas públicas, por meio do projeto A Escola Vai ao Teatro. Nesta terça-feira (18), às 9h, 10h, 15h e 16h, cerca de 30 escolas públicas estaduais serão contempladas; na quarta-feira (19), mesmo horário, será a vez das escolas públicas do município de Porto Velho; e na quinta-feira (20), às 15h e 16h, escolas das redes pública e privada.

Alunos de cerca de 30 escolas prestigiarão o espetáculo, enquanto a comunidade artística e professores podem participar de oficinas

Alunos de cerca de 30 escolas prestigiarão o espetáculo, enquanto a comunidade artística e professores podem participar de oficinas

Cezar, Jorge e Telminha brincam na casa da Tia Cota. O faz de conta toma conta da cabeça da criançada e se espalha, até que as três crianças acham um baú dentro de um quarto. De dentro do baú, saem as roupas que dão vida a José de Anchieta, Pedro Álvares Cabral, Pero Vaz de Caminha e os personagens indígenas.

O projeto faz parte de uma parceria da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e lazer (Sejucel), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Fundação Palácio das Artes Rondônia (Funpar) e Companhia Brasileira de Teatro – elenco do Grupo Raízes, de Aracaju (SE).

“As crianças que tiverem este contato com o espetáculo, possivelmente terão gosto pelas peças teatrais e futuramente formarão plateia no estado”, disse Rodnei Paes, titular da Sejucel.

Segundo Marilú Souza Costa, da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) da Seduc em Porto Velho, os alunos das cerca de 30 escolas que serão contempladas com o projeto são do ensino do 1º ao 5º ano.

Oficinas

A oficina de atores e montagem de espetáculos é voltada para professores e a comunidade artística em geral. O curso será apresentado gratuitamente no Teatro Guaporé das 19h30 às 21h30. Interessados devem procurar a Funpar, Sejucel ou Seduc.

Projeto

Com mais de 30 anos, o projeto “Escola Vai ao Teatro” visa à formação de plateia, diminuir a distância entre os espetáculos teatrais e os estudantes das redes públicas de ensino. Ja o projeto Escola Vai ao Teatro foi fundado em 1982.

Leia mais:

Teatro Palácio das Artes Rondônia recebeu mais de 200 espetáculos em quase três anos de funcionamento

Artistas buscam profissionalização nas variadas formas de expressão cultural


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Arquivo da companhia
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Cursos, Educação, Evento, Governo, Lazer, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo