CADASTRO AMBIENTAL RURAL

Mutirão cadastra mais de 170 propriedades rurais em Ariquemes

03 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

IMG-20151103-WA0000Mais de 170 propriedades rurais foram cadastradas no mutirão realizado pelo Governo do Estado em Ariquemes dias 28 e 29 de outubro, na Câmara de Vereadores.

O extensionista da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Jamir Acco, explicou que somente propriedades legalizadas e com documentação em dia serão cadastradas durante os mutirões realizados desde janeiro em vários municípios para evitar acúmulo de solicitações nos últimos meses do ano.

“O governo está fazendo sua parte, e nós como cidadãos devemos cumprir com a nossa. Se é lei, vamos cumprir”, disse  dona Rozileuza Barbosa Dias, ao preencher o cadastro  da propriedade de 24 alqueires, margem da BR-364, km 2, sentido Jaru.

O veterinário Lucas Follador explicou que Rondônia é um dos  estados que mais avançou nas ações de regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), mesmo diante das dificuldades encontradas, por causa do número de assentamentos ainda em processo de legalização pelo Incra.

Mas a falta de documentação é um dos fatores pelos quais alguns produtores familiares não conseguem fazer o cadastro, dificultando a expedição do CAR.

Como foi o caso de Zacarias dos Santos, produtor rural de Monte Negro, proprietário de 7,5 alqueires, que ainda não tinha cadastrado a sua terra porque faltava a certidão de posse liberada pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário, por meio da Superintendência Regional do Estado de Rondônia – Incra.

O gerente da Sedam em Ariquemes, Helio Gomes Oliveira, fez um alerta aos produtores para que não deixem de procurar os escritórios regionais para fazer o cadastramento. “Estamos na segunda chamada, que iniciou em maio deste ano e vai até maio de 2016, prazo limite para que as propriedades rurais sejam cadastradas”.

Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David

Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Economia, Evento, Governo, Inclusão Social, Legislação, Rondônia, Serviço, Sociedade