Governo de Rondônia
25/04/2024

SAÚDE PÚBLICA

Mutirão inédito leva médicos especialistas a Machadinho do Oeste; mais de 1,4 mil consultas foram realizadas

28 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Mais de 1.400 consultas que estavam agendadas foram realizadas durante o mutirão em Machadinho do Oeste

O mutirão de consultas médicas, realizado no sábado (26) e domingo (27), no município de Machadinho do Oeste, resultou em mais de 1,4 mil atendimentos. A base foi montada na Escola Estadual Alberto Nepomuceno. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) utilizou a ocasião para realizar campanhas educativas.

Durante o mutirão, centenas de pessoas, como a trabalhadora rural Cleide Teixeira de Almeida, foram atendidas por médicos especialista sem precisar viajar até Porto Velho, como tem sido a rotina delas.

Cleide leva regularmente o filho Wesley, de 14 anos, ao neurologista e admite que os gastos com os medicamentos consumidos pelo adolescente não são caros, mas o deslocamento para a capital é desgastante.

“Paguei 250 reais por uma consulta, em Ariquemes. Disseram que agora custa 400 reais. Tinha atendimento agendado em Porto Velho para segunda-feira, dia 28, mas aqui é melhor”, disse Cleide.

O Mutirão Itinerante de Consultas Especializadas funcionou como a presença itinerante da Policlínica Oswaldo Cruz. Durante dois dias são realizadas consultas nas áreas de cardiologia, ortopedia, ginecologia, dermatologia, reumatologia, pneumologia e endrocrinologia, entre outros. Os pacientes vêm de toda a região.

Os 23 médicos especializados, que deixaram a família e o lazer para participar do mutirão, também enriqueceram as carreiras conhecendo a realidade de um dos maiores municípios do estado e também as demandas da região.

“É a oportunidade de estar mais próximo destas pessoas, que são tão necessitadas. Saber mais sobre elas”, revelou o gastroenterologista Edson Saworski, paranaense que trabalha há 17 anos em Rondônia.

O médico Edson Jawaorski trabalhou no mutirão e fez recomendação aos homens: “cuidem da saúde”

Em Machadinho do Oeste, Jaworski também realizou pequenas cirurgias. Sobre os males que podem levar pacientes a procurar sua especialidade, disse que estão relacionados à má alimentação e ansiedade. “As pessoas se alimentam mal e estão sempre preocupadas com alguma coisa. O organismo acaba a afetado”, explicou.

Antes de iniciar o atendimento no consultório improvisado numa sala de aula, o médico deixou um recado para os homens em geral. Devem cuidar mais da saúde, como as mulheres já fazem. “Homem acha que é muito forte, resistente, imune a doenças. Está errado”, concluiu.

ESTRUTURA

Uma eficiente estrutura informatizada foi montada na escola. Todas as informações dos pacientes são disponibilizadas na rede que alimenta o banco de dados do Sistema Único de Saúde (SUS).

O aposentado João Clemente comemorou a presença dos médicos na escola. Aos 87 anos e largo sorriso no rosto, manifestou que o munirão deveria acontecer pelo menos duas vezes por ano. Assim, não precisaria ir a Porto Velho para consultar um ortopedista para tratar de uma crônica no joelho. “Vou esperar o atendimento com muita calma. Não tenho nada mesmo para fazer e estou perto da minha casa. Não posso reclamar”, resumiu.

Confúcio Moura: “é para vocês que devemos trabalhar”

Entre as atribuições do cirurgião Cézar Roeder, outro especialista que foi para Machadinho do Oeste, foi visitar os hospitais para saber se a estrutura disponível precisa de algum ajuste. Assim, ele contribui com o trabalho dos médicos da região. “Se faltar alguma providência, também orientamos”, disse ele.

Cézar é paranaense e sua área é a videocirurgia e laparoscopia. No mutirão, ele realizou cirurgias que já estavam previstas e utilizou os hospitais locais para o trabalho.

Segundo o médico, trabalho em grupo, no município, proporciona aos profissionais gestos de solidariedade e apoio aos pacientes da região.

APOIO

A região de Machadinho do Oeste é bem conhecida do governador Confúcio Moura. Como médico, atuou nas localidades próximas a Ariquemes por muito tempo. Aos pacientes que aguardavam atendimento, ele disse que compreende a necessidade de cada um.

Antes de parabenizar os médicos que participaram do mutirão, o governador  afirmou que o país precisa de mais gestos que defendam as necessidades do povo e menos de atitudes que levam em conta o bem próprio. “É para vocês que devemos todo apoio”, concluiu.

O secretário da Saúde, Wiliames Pimentel, também participou da abertura do mutirão e acentuou que a iniciativa é inédita no estado e que só é possível em razão da determinação do governador Confúcio Moura, que conhece a região e também é médico.

Também participam os deputados estaduais Maurão de Carvalho, Ezequiel Júnior, Léo Moraes e Cleiton Roque, além de prefeitos e vereadores da região.

Na ocasião também foram firmados convênios para obras na região. Os recursos são oriundos de emendas parlamentares com valores superiores a R$ 8 milhões.

Leia mais notícias sobre Saúde


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Economia, Educação, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Saúde, Servidores, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo