COMBATE À COVID-19

Na 2ª noite da “Operação Prevenção”, equipes reforçam conscientização contra aglomerações

23 de abril de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Mais uma noite de “Operação Prevenção” visando combater a propagação do coronavírus em vários pontos de Porto Velho

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), e com a coordenação do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), desencadeou na noite de quinta-feira (22) mais uma fiscalização desenvolvida por meio da “Operação Prevenção”. A ação reforçou a questão da conscientização e orientação para o cumprimento ao Decreto nº 25.981 de 16 de abril de 2021.

Antes de iniciar a operação da noite de quinta-feira, o coronel BM Gilvander Gregório, que costumeiramente tem feito a preleção com todas as equipes, fez questão de estar presente para se despedir por ter cumprido sua missão à frente do comando do Corpo de Bombeiros Militar. O novo comandante da Corporação passa a ser o coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, conforme solenidade de passagem de comando que ocorreu momentos antes do início da operação, no Palácio Rio Madeira.

Mesmo com a despedida à frente das operações, coronel Gregório destacou as ações implementadas durante todas as fiscalizações realizadas em cumprimento aos atos normativos e, consequentemente, para conter o avanço do coronavírus.

Desde o início de dezembro de 2020, o Corpo de Bombeiros tem coordenado as fiscalizações em prol da Saúde Pública. Somados os resultados das 9 ações de fiscalização desencadeadas, foram registradas até o momento um total de 7.531 intervenções realizadas nas operações denominadas: “Fase 3”; “3° Onda”; “Decreto”; “Consciência”; “Restrição”; “Alerta”; “Emergência”; “Urgência” e atual “Prevenção”.

Somente na noite de quinta-feira (22), o Corpo de Bombeiros registrou um total de 72 intervenções realizadas. Também foi detectado que muitos donos de estabelecimentos comerciais estão conscientes das normas estabelecidas no ato normativo. Todo o trabalho das equipes da “Operação Prevenção” vão ao encontro das orientações do Governo do Estado que define o sistema de distanciamento social controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à pandemia causada pelo coronavírus, no âmbito do estado de Rondônia e reiteram a declaração de estado de calamidade.

Ação marcou a despedida do coronel Gregório à frente do comando do Corpo de Bombeiros

Na noite de quinta-feira, coube ao coordenador de Operações do Corpo de Bombeiros, major BM Merycles Guedes, a missão de comandar as equipes durante a fiscalização. “Dando prosseguimento às fiscalizações nesta noite de quinta-feira realizamos a 48ª etapa da nona operação desencadeada pelo Governo do Estado. Anteriormente estávamos na “Operação Urgência”, devido à grande crise que estávamos enfrentando. Hoje, com a  queda de casos de covid-19 em nosso município, passamos a atuar na fase prevenção justamente para minimizar esses danos”, comentou o BM Merycles Guedes.

Segundo argumenta o major Guedes, toda a ação é desenvolvida de forma integrada visando inibir o crescimento da propagação do coronavírus em Porto Velho. “Tivemos uma noite em tese tranquila. Atendemos algumas denúncias de aglomerações e orientamos a todos quanto à conduta. As ações irão continuar nos próximos dias. Tivemos no início desta noite a despedida do ex-comandante coronel Gregório que dentre as 48 operações ele comandou 47.  O atual comandante deu-me a missão hoje para o prosseguimento das medidas”, disse o major deixando claro que o objetivo das operações e cuidar da vida da população.

EQUIPES

A fiscalização e coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), com a participação de equipes dos seguintes órgãos públicos: Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran) e a Prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb).

A população pode contribuir para combater as aglomerações e festas clandestinas através do Disque Denúncia que está disponibilizado à comunidade em geral, por meio dos seguintes contatos de emergência: 190 (Polícia Militar); 197 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Durante as fiscalizações realizadas na noite de quinta-feira (22) foram obtidos os seguintes resultados:

• estabelecimentos visitados- 72;
  • sem funcionamento- 36;