COMPROMISSO

Na Assembleia Legislativa, Confúcio Moura pede união dos Poderes em defesa do estado

24 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Confúcio Moura levou a mensagem da união em torno dos interesses do estado

A união dos poderes em torno dos interesses do estado e a determinação para enfrentar com objetividade as adversidades da crise econômica que deve atingir o país. Foi esta a mensagem que o governador Confúcio Moura transmitiu, nesta terça-feira (24), na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do estado. Ele apresentou as metas que pretende executar nos próximos quatro anos e sustentou que pretende manter um ambiente favorável de relações com os deputados.

Ao invés da mensagem oficial do governador, apenas um resumo foi lido pelo secretário da mesa diretora da Assembleia. Prestigiado pelos 24 deputados recém-eleitos, Confúcio discursou durante 20 minutos, usando o tom informal para apresentar as metas do governo, pedir o compromisso de todos os poderes para enfrentar o momento difícil da economia nacional e para assegurar que pretende manter um ambiente favorável às relações de respeito com o parlamento.

Saudado pelo presidente da casa, deputado Maurão de Carvalho, e diante da presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Péricles Moreira Chagas, o governador desejou aos parlamentares que tenham um mandato saudável , do qual tenham orgulho quando este período for concluído. Ele disse que Rondônia é e continuará sendo um estado de muitas oportunidades.

O fato das contas públicas terem fechado positivamente num grupo de apenas 10 estados, conforme ranking anunciado pelo jornal Folha de São Paulo recentemente, também foi destacado no pronunciamento. Segundo Confúcio, para chegar a este resultado foram feitos ajustes pontuais a cada seis meses. “Se não fosse assim perderíamos o controle. Fizemos cortes no consumo de combustível, na aquisição de peças de reposição, passagens aéreas, diárias e nomeações”, exemplificou.

Lideranças políticas ouvem o discurso do governador na galeria

O governador disse que foram contingenciados outros R$ 150 milhões para as emergências e garantiu que tudo será feito para que os salários dos servidores continuem sendo pagos pontualmente, inclusive o 13º salários, que é feito em duas parcelas todos os anos.

AVANÇOS

Confúcio citou avanços nas comunicações, educação e, agropecuária, entre outros. Destacou as obras da rede de esgoto da zona sul da capital, que foram autorizadas pela Caixa Econômica e já podem ser licitadas. Em relação à saúde, que tinha quadro dramático início da gestão passada, revelou que o estado vai assumir o pronto socorro do município de Cacoal por ordem judicial, mesmo sem ter planejado.

Outras iniciativas como a liberação de mais leitos para ampliar o atendimento e a construção do Hospital de Emergência de Rondônia (Heuro) foram citadas pelo governador como iniciativas para atender as demandas sociais. Ao concluir o pronunciamento, Confúcio Moura desejou sucesso aos deputados e chamou a atenção para a importante tarefa política que precisa ser realizada por todos com responsabilidade.

O secretário estadual da Segurança, Defesa e Cidadania, Antônio Carlos dos Reis, e o procurador geral do estado, Juraci Aguiar da Silva, também acompanharam o governador na sessão do legislativo estadual. Nas galerias estavam, além de servidores públicos, vereadores de quase todos os municípios.

Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino