Governo de Rondônia
25/04/2024

PATRONO PM

Na homenagem a Tiradentes, Polícia Militar massifica valorização do policial e Sesdec reforça nova gestão de Segurança Pública

23 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A formatura alusiva ao Patrono Cívico da Nação e das Polícias Militares do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes

 

Movida pelo alicerce de investimento e valorização do policial militar, inteligência estratégica e policiamento orientado para o problema, a Polícia Militar de Rondônia tem adotado novas formas e garantido o fortalecimento nas ações desenvolvidas com a utilização de novas tecnologias, viaturas e equipamentos que, aliados ao desempenho dos policiais, têm obtido redução na criminalidade. As medidas foram destacadas no final da tarde de segunda-feira, 22, pelo comandante geral, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, durante a formatura alusiva ao Patrono Cívico da Nação e das Polícias Militares do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, comemorado dia 21 de abril.

Realizada em frente ao Comando Geral da PM, a formatura militar alusiva a Tiradentes contou com a presença do secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá; subcomandante da PM, coronel José Rildo Flores; comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Demargli da Costa Farias, bem como outras autoridades. Na ocasião, o secretário da Sesdec lembrou a regularização dos pagamentos dos contratos de locação de viaturas e reforçou que o Governo do Estado tem retomado projetos importantes que vão ao encontro da Segurança Pública.

Ao tecer comentários sobre as homenagens a Tiradentes, o comandante da PM destacou o marco para a história do Brasil ao participar ativamente dos primeiros movimentos de Independência. O comandante fez questão de destacar o papel de Tiradentes no Brasil, e disse que a Polícia Militar está sempre ao lado da comunidade.

Secretário da Sesdec enfatizou a nova gestão da Segurança Pública do Estado

“Hoje, a sociedade já comprova nos olhos de cada um da nossa corporação, ou seja, um policial mais humano, qualificado, que atua respaldado pela lei, sem que para isso tenha que acirrar suas atitudes e ações perante os que estão à margem da lei. Isso é motivo de orgulho e de grande satisfação para o comando. É um dia muito especial para a Polícia Militar de todo o Brasil, pois estamos fazendo uma homenagem ao nosso Patrono Tiradentes, que foi um homem que lutou bravamente pelos direitos. Assim como o Patrono, nossos policiais demonstram dia após dia a mesma coragem, bravura e lealdade”, sintetizou o coronel.

O comandante ressaltou que a Polícia Militar de Rondônia recentemente adotou como lema: “Lealdade, Disciplina e Constância”. Lealdade que é o respeito aos princípios e regras que norteiam a honra e a probidade, retrata a fidelidade aos compromissos assumidos no juramento de ingresso na corporação. A Disciplina simboliza a obediência às regras, aos superiores e as leis. A Constância retrata a qualidade daquele que não falta com o seu dever, aquele que é persistente e chega a ser obstinado, retratando a fidelidade e a estabilidade de sentimentos, apresentando uma proposta não de solução de continuidade, mas de organização da estrutura de resposta ao crime.

Na sequência, foi realizado o culto à memória do Mártir da Inconfidência Mineira, o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, “Tiradentes”. O comandante da PM e o secretário da Sesdec conduziram uma Corbélia de flores ao busto do patrono das Polícias Militares brasileiras.

Durante a formatura, a Polícia Militar realizou a entrega de medalhas 2º e 3º Decênios que representam o reconhecimento pela dedicação de policiais militares. Também foram agraciados militares com a Medalha Mérito Policial Militar e Medalha Mérito Tiradentes.  O comandante geral no uso de suas atribuições, conferiu a entrega de Diploma “Amigo da PM”, para aquelas pessoas ou entidades que colaboraram com o serviço policial militar ou à instituição PMRO. Além de promoções de oficiais.

 

Nova gestão da Segurança Pública

O secretário da Sesdec, coronel PM Pachá, enfatizou a nova gestão da Segurança Pública do Estado e deixou evidente a gratidão pelo trabalho realizado por todos e argumentou que 2019 marcará uma etapa promissora na Segurança sustentada pelo tripé: autonomia, integração e cooperação.

Nos 100 dias de governo, o coronel Pachá destacou a regularização dos pagamentos dos contratos de locação de viaturas, bem como a reativação temporária do Núcleo de Operações Aéreas (NOA), com autorização de manutenção do Falcão 01. O secretário enumerou outras ações já desenvolvidas pela Sesdec, como o corte em contratos não essenciais com economia de R$ 1.478.307,01; regulamentação do Fundo Estadual de Segurança Pública, que receberá brevemente recurso da União; construção do Instituto de DNA Criminal.

Quanto à Polícia Militar, o secretário adiantou que todos os esforços estão sendo mantidos para auxiliar a corporação nas reformas do 1º, 5º e 9º Batalhões de Polícia Militar, tudo alinhado com o Plano Estratégico da Segurança Pública aprovado no mês de março pelo governador do Estado, coronel Marcos Rocha.

O coronel Pachá antecipou que nos próximos dias serão divulgadas ações concretas da Sesdec, seguindo as diretrizes do governador Marcos Rocha. Ações como a autonomia para as corporações; reestruturação da secretaria com mais economia aos cofres públicos; fomento às ações de qualificação, ensino, inovação e saúde do servidor nas corporações; celebração de acordos de cooperação para melhoria da Segurança Pública.

Leia mais:

À frente do comando da Polícia Militar há um ano, coronel fala sobre as ações e desafios enfrentados em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Ricardo Leal
Fotos: Nilson Santos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo