Governo de Rondônia
26/04/2024

INTERCÂMBIO

‘Não imaginava que seria escolhida’, diz aluna de Rolim de Moura selecionada para viagem aos Estados Unidos

09 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Adriana Gomes diz que está animada para sua primeira viagem internacional

Adriana Gomes diz que está animada para sua primeira viagem internacional

Quando Adriana Micaeli Gomes Rocha chegou à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cândido Portinari, em Rolim de Moura, não entendeu o porquê de os professores estarem a abraçando e dando parabéns. O motivo das felicitações foi revelado por outro professor, dizendo que a redação da jovem de 15 anos tinha sido escolhida pelo Projeto Histórico Educacional Rondon-Roosevelt, o qual contemplará oito alunos da rede pública estadual para um intercâmbio cultural nos Estados Unidos.

A adolescente estuda no 2º ano do Ensino Médio da Cândido Portinari e conta que não conhecia muito sobre a expedição científica liderada pelo coronel Mariano Cândido Rondon junto com o ex-presidente americano Theodore Roosevelt e que teve de pesquisar na internet para se aprofundar no assunto. “Achei muito interessante. Descobri que a expedição contribuiu com a fauna e a flora da região, e que eles enfrentaram vários problemas, como a malária que o Roosevelt contraiu”, lembra.

Aluna de Rolim de Moura junto com colegas de classe da Escola Cândido Portinari

Aluna de Rolim de Moura junto com colegas de classe da Escola Cândido Portinari

Outra descoberta que Adriana teve foi quando recebeu a notícia que sua redação tinha sido selecionada para participar do projeto de intercâmbio promovido pela Embaixada Americana e pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A jovem afirma que foi pega de surpresa na escola. “Não imaginava que a minha redação daqui de Rolim seria escolhida”, comenta a aluna, que garante não ter sido a única a ficar surpreendida com a notícia quando viu a reação dos seus pais ao contar sobre a seleção.

Pela primeira vez no exterior, a jovem diz que está muito ansiosa para o dia da viagem, que acontece em maio. “Não bastando ser uma viagem aos Estados Unidos, ainda, ‘de cara’, vou conhecer quatro estados”, enfatiza, animada. Adriana acredita que a realização do intercâmbio irá contribuir muito para o seu aprendizado e futuro. “Vou conhecer muita coisa nessa viagem e sei que vai me ajudar a ter outra visão sobre os Estados Unidos e o Brasil”, declara.

Expedição

O objetivo da Expedição Científica Rondon-Roosevelt era ‘descobrir’ a nascente e a foz do então Rio da Dúvida, batizado assim pelo coronel Mariano Cândido Rondon durante a implantação de uma linha telegráfica.

Rondon não sabia nada sobre o Rio da Dúvida e decidiu incluir esse rio no mapa. Para isso foi organizada a expedição científica e em 1914 foi encontrada a foz no rio Aripuanã, no Amazonas. Então o rio recebeu o nome de Roosevelt, em homenagem ao ex-presidente que acompanhou a descoberta.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Halex Frederic - Assessoria Seduc
Fotos: Escola Cândido Portinari
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Governo, Rondônia, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo