Governo de Rondônia
28/03/2024

NUTRIÇÃO

No Dia do Nutricionista, Governo de Rondônia ressalta a importância do consumo de alimentos saudáveis

31 de agosto de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

a pupunha, açaí e jambu são considerados ótimos aliados no combate a doenças

 

No dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista, data que faz alusão aos profissionais que se dedicam às Ciências Nutricionais e suas amplitudes no âmbito da Alimentação e Nutrição. Além de ser essencial para o ser humano, os alimentos funcionam como um combustível colocando em perfeito funcionamento corpo e mente.

Em alusão a data comemorativa, a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) parabeniza os profissionais da Nutrição e orienta a população sobre a importância de consumir alimentos saudáveis, principalmente nesse momento de pandemia. Embora não haja cura para o coronavírus, os alimentos desempenham um papel fundamental criando uma barreira de proteção e fortalecendo a imunidade do indivíduo.

Entre os alimentos que ajudam nessa barreira protetora estão: peixe, gengibre, alho. Frutas como a laranja, goiaba, limão, e para quem deseja se refrescar no verão, os sucos naturais de laranja, acerola, morango, ou alimentos como açaí e iogurte estão entre as melhores opções.

As respostas encontradas nesses alimentos são as vitaminas C e A, que são uma ótima combinação aliada quando o assunto é imunidade. Alimentos ricos nessas vitaminas funcionam como um ótimo antioxidante, prevenindo a invasão de microrganismos, o aparecimento de doenças e aumentando a barreira de proteção, item importante no combate ao coronavírus.

Os profissionais da área também recomendam o consumo de alimentos regionais como a pupunha, o açaí, a castanha do Pará, o jambu entre outros alimentos para ajudar na prevenção. Mas antes de consumir qualquer um destes alimentos a orientação é lavar bem com água corrente e em alguns casos consumir sem a casca.

DIA DO NUTRICIONISTA

A alimentação é o ato que une os povos em todo o mundo. Em qualquer língua, cultura ou raça, alimentar-se vai além de um ato biológico. Desde a gestação ao envelhecimento, a nutrição está em tudo. Estes profissionais são responsáveis por levar a saúde pública às famílias brasileiras através dos alimentos. As principais áreas de atuação do profissional da área são: Nutrição Clínica; Indústria de Alimentos; Nutrição Esportiva; Saúde Coletiva; Saúde Pública; Marketing; Gastronomia; Docência entre outras áreas.

Sabendo dessa importância a Seas atua no desenvolvimento da Política de Segurança Alimentar e Nutricional e na manutenção de uma alimentação adequada em todos os sentidos.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Jeferson Mota e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Educação, Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo