Governo de Rondônia
28/03/2024

PREVENÇÃO

No Dia Mundial de Higienização das Mãos, infectologista destaca a importância do hábito no combate a doenças

05 de maio de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

A prática é considerada uma das mais eficazes para combater doenças

Nesta data, 5 de maio, celebra-se o Dia Mundial de Higienização das mãos, medida considerada uma das mais eficazes para combater o coronavírus. O hábito de lavar as mãos sempre foi incentivado por organizações de saúde, empresas, órgãos e setores educacionais. Realizada de maneira correta, a limpeza das mãos pode evitar também a transmissão de doenças como diárreias, conjuntivite, gripes, sarampo, meningites e tantas outras.

Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data vem para reforçar a importância do hábito de lavar as mãos com água e sabão, itens fundamentais para agir contra doenças infecciosas e bacterianas. Com a pandemia que o mundo vem enfrentando, nunca foi tão necessário realizar a higiene constante e de maneira correta.

O infectologista, Armando de Freitas Noguera, explica que mesmo sendo uma ação simples, a lavagem das mãos precisa ser realizada com atenção e sem pressa. O hábito pode salvar vidas, pois as mãos estão em contato constante com objetos que podem estar contaminados. O médico relata também que há uma série de bactérias multirresistentes que são selecionadas com o uso contínuo de antibióticos potentes. “Quando o paciente começa a usar os antibióticos potentes, ou aqueles que ficam vários meses internados, há surgimento da resistência das bactérias aos antibióticos”.

Nas unidades hospitalares, os profissionais realizam a higienização das mãos antes e após examinarem um paciente, evitando ao máximo as contaminações com Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras).

Lembrando que os cuidados devem ser realizados tanto no trabalho, quanto na vida social. Sempre que tocamos em algo ou superfície e levamos as mãos à boca, olhos ou nariz sem antes higienizá-las, corremos o risco de adquirir alguma doença. Atualmente mercados, lojas, escolas, hospitais, órgãos públicos e privados já estão se padronizando com instalação de pias com torneiras, além de dispensadores de álcool para que a população possa manter a ação constante da higienização.

Noguera destaca a importância dos empresários em fornecer dispensadores de álcool em gel, principalmente em ambientes que com maior circulação de pessoas. O álcool 70% é um dos grandes contribuintes para a higienização, quando se está na rua e não há um local para lavar as mãos. Porém, higienizar as mãos com água e sabão continua sendo a melhor maneira de se livrar de germes na maioria das situações.

O infectologista explica que os cuidados devem acontecer após o contato com superfícies com risco de contaminação, ou com pessoas que possam estar infectadas, após utilizar banheiros, antes e após as refeições, ao tocar em botões de elevadores, após tossir, assoar o nariz e espirrar, entre outras situações.

HIGIENIZAÇÃO CORRETA

Para uma higienização adequada, antes de lavar as mãos, retirar os acessórios como anéis, relógios e pulseiras. Molhe as mãos com água e depois coloque uma quantidade de sabão que seja suficiente para cobrir toda a área. Esfregue toda a superfície das palmas e costas das mãos, entre os dedos, unhas, polegares e o punho. O ato deve durar no mínimo 40 segundos. Logo enxágue com água corrente. Dê preferência para toalhas de papel descartável na hora de enxugar as mãos.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jesica Labajos
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Educação, Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo