Governo de Rondônia
19/03/2024

COMPREENSÃO SOCIAL

No Dia Mundial do Orgulho Autista, Seas reforça necessidade de sensibilizar a sociedade sobre o tema

18 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Neste dia, todos são chamados ao convívio sem preconceito e considerando a neurodiversidade existente em cada um

No Dia Mundial do Orgulho Autista, 18 de junho, instituído com o intuito de informar a sociedade sobre as características únicas das pessoas diagnosticadas com algum grau do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) destaca esta pauta por compreender a importância da inserção das pessoas com o espectro autista, e outras diferenças, em uma sociedade plural e dinâmica, tornando-se mais tolerante e unida.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que atualmente existem 70 milhões de autistas no mundo, dos quais 2 milhões se encontram no Brasil. Para a Seas esta data torna-se importante para a sociedade brasileira compreender que o autista não tem uma doença, mas condições e características especiais que lhe trazem desafios ao crescimento pessoal.

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que leva a um déficit, em maior ou menor grau, em pelo menos uma das seguintes áreas: interação social, comunicação e comportamento. Ainda não possui causa definida ou conhecida, mas já se sabe que influências genéticas e ambientais, ainda no desenvolvimento do bebê, desde o útero, podem estar ligadas ao diagnóstico.

Os autistas são pessoas que necessitam da compreensão social e da quebra de preconceito quanto à convivência e interação com eles. Ser diferente é normal. Cabe à sociedade se atualizar e se informar para não gerar uma atitude de exclusão devido ao desconhecimento sobre questões tão presentes e importantes em nosso dia a dia.

A secretária e primeira-dama do Estado, Luana Rocha, também reforça a importância do diagnóstico precoce, para melhor acompanhamento da criança e seu desenvolvimento.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Lidiane Pereira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo