Governo de Rondônia
29/03/2024

TURISMO ECOLÓGICO

No Dia Mundial do Turismo Ecológico, ações integradas entre Sedam e Setur incentivam a conservação ambiental

02 de março de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Turismo ecológico incentiva a conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sedam), tem buscado medidas para fortalecer o turismo ecológico, segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva a conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do meio ambiente, promovendo o bem-estar das populações. O Dia Mundial do Turismo Ecológico é comemorado dia 1º de março.

A atividade é caracterizada pelo contato com ambientes naturais e pela realização de atividades que promovem a vivência e o conhecimento da natureza, além de visar a proteção das áreas em que o ecoturismo ocorre. As Unidades de Conservação (UC´s), espaços naturais protegidos por lei, como, por exemplo, as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), destinadas à preservação de fauna e flora. Essas áreas estão aptas a desenvolver o turismo ecológico, tendo como atrativos atividades turísticas que são baseadas em uma relação sustentável com a natureza e a sua conservação.

Ações direcionadas ao turismo ecológico estão sendo desenvolvidas entre Sedam e Setur

Em todo o Estado, são 40 Unidades de Conservação sob a responsabilidade da Sedam. A Secretaria tem atuado no sentido de implementar os atrativos e transformá-los em produtos turísticos. Em parceria com a Superintendência Estadual de Turismo (Setur), há uma linha estratégica para desenvolver ações em conjunto direcionadas ao turismo ecológico, nos vários pólos do Estado. “Dar oportunidade para que as pessoas possam visitar essas unidades de conservação, tendo em vista que o turismo ecológico é uma atividade também de educação ambiental, ao visitar o meio ambiente, as pessoas podem se conscientizar cada vez mais sobre a preservação da fauna e flora. Só assim vão compreender que o órgão ambiental não é um entrave para o desenvolvimento e sim, aliado”, enfatiza Darius Augustus Vaquer Araújo,  coordenador de Unidades de Conservação da Sedam.

O coordenador relata ainda que no Estado de Rondônia, a natureza é um patrimônio e que devemos considerar que estamos na Amazônia, onde o seguimento do turismo ecológico é destaque no mundo inteiro.

Ele relembra, que Rondônia participou do concurso mundial para eleger os principais patrimônios naturais ao redor do mundo e a Amazônia ficou em primeiro lugar, entre os mais de cem países que se inscreveram. Assim, a Amazônia, incluindo Rondônia, está em destaque entre os destinos turísticos mais visados do mundo. “Temos que alavancar ainda mais o turismo ecológico na nossa região. Essa é uma das atividades que mais cresce no mundo, só paramos agora em virtude da pandemia, mas em breve iremos voltar ao normal”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dandara Carvalho
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Ecologia, Educação, Governo, Lazer, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo