EDUCAÇÃO

No Dia Nacional do Pedagogo, Governo destaca a importância dos profissionais no âmbito escolar em Rondônia

20 de maio de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Com a chegada da pandemia em Rondônia, toda a equipe técnica teve a necessidade de se reinventar

A data de 20 de maio, instituída pela Lei Federal nº 13.083/2015 homenageia uma das profissões de maior peso na formação educacional, o pedagogo. São esses profissionais que planejam, executam e coordenam tarefas distintas, e até mesmo complexas, no âmbito da Educação, com a busca contínua pelo aperfeiçoamento e excelência. É por essa razão que o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) destaca o papel fundamental dos pedagogos atuantes nas centenas de escolas em todo o Estado.

Atualmente, Rondônia tem aproximadamente 400 escolas distribuídas pela capital e interior. Cada unidade conta com, no mínimo, dois pedagogos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, fazendo um elo entre alunos e professores e no relacionamento entre escola e família. Mais que uma profissão, uma grande missão que, em meio ao cenário pandêmico se permitiu inovar e se reinventar sem perder a qualidade de ensino. É o que nos conta a pedagoga e gestora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Otino de Freitas, Eliete Nascimento Lopes.

“Onde tem um pedagogo há organização”, afirmou Eliete que não mediu palavras para expressar seu amor pela profissão. Ela é formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) desde 1995 e pós-graduada em Gestão Escolar. Na visão da diretora, em qualquer estabelecimento deveria haver a presença de um pedagogo pois, através destes profissionais, é possível gerir a organização, com metodologia, e assim proporcionar uma qualidade organizacional em qualquer ambiente.

EXPERIÊNCIA

São aproximadamente 25 anos atuante na profissão e muitas experiências para contar. De acordo com a Eliete, com a chegada da pandemia em Rondônia, toda a equipe técnica teve a necessidade de se reinventar e fazer com que as coisas acontecessem, primando sempre pela qualidade.

Para que esse resultado fosse obtido com bom êxito, a equipe contou com o suporte da Seduc, através das capacitações. Com as trocas de informações, foi possível seguir em frente com os trabalhos, mesmo que de forma remota. O processo foi cansativo, e se exigiu muito dos profissionais para levar ensino de qualidade aos alunos, além do atendimento aos pais, por meios de grupos de aplicativos.

“Apesar de exaustos, buscamos fazer o nosso melhor para transmitir conhecimento aos alunos. Mesmo diante de tantas dificuldades, as coordenações estão se reinventando diariamente para que o aluno permaneça envolvido com a escola e os professores permaneçam motivados, pois ainda temos as questões emocionais dentro desse contexto pandêmico e é essa equipe pedagógica que dá o suporte”, salientou.

A diretora da Escola fez questão de destacar todo o empenho da diretora pedagógica, Denise Cordeiro Sales e em nome dela, agradecer e parabenizar todos pedagogos, que têm se doado de forma única para que os trabalhos aconteçam. As ações contam com o suporte da diretoria geral de Educação por meio do Canal da Mediação Tecnológica, um suporte técnico entre aluno e professor que tem gerado bons resultados. Essa qualidade se dá também por que no Estado há um governador que é professor e um secretario de Educação que conhece o chão da escola.

“Ouvir o aluno, entender os pais, fazer o elo entre professor e aluno, tudo isso faz do pedagogo, uma ponte entre o professor e aluno, escola e pais”, concluiu. Toda execução desses trabalhos tem levado Rondônia a estar numa boa posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), chegando em primeiro lugar, na região Norte, com a qualidade do Ensino Médio, no ano de 2019, conforme registrado.

PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA

Ester Maria Martins Lopes, também pedagoga, atua há quase 30 anos, em Colorado do Oeste, no âmbito escolar desde a Educação Infantil, passando ainda pela área acadêmica, em que lecionou disciplinas pedagógicas na Unir. Atualmente, a pedagoda, que reside em Guajará-Mirim, trabalha na Coordenação Regional de Ensino (CRE). Ela conta que nunca imaginou vivenciar um tempo tão desafiador como este, em pandemia.

Ester Maria atua há quase 30 anos no âmbito escolar desde a Educação Infantil

Na visão de Ester Maria, o papel do pedagogo no âmbito escolar é de suma seriedade que exige a busca pelo aperfeiçoamento, estudos e pelas inovações. “É um aprendizado contínuo, para que o profissional atue de forma eficaz. Além disso, eu acredito na importância do envolvimento da família nesse processo. O pedagogo tem esse poder na mão, de convencer, estimular os professores às necessidades dessas mudanças. Um trabalho em equipe, incluindo a família, para que a Educação possa acontecer da melhor forma possível”, enfatizou.

Com a participação da família, é possível dar continuidade ao processo educacional, em casa. Apesar dos tempos desafiadores, Ester Maria acredita que pode ser encontrada uma forma de ajudar os estudantes a permanecerem envolvidos com a escola, por meio do engajamento com os pais, além da criatividade e do desempenho por parte do pedagogo.

O Dia Nacional do Pedagogo, tem como foco principal, o fortalecimento do debate sobre o papel das famílias e escolas no desenvolvimento geral das crianças e jovens estudantes, deliberando as responsabilidades de cada um e, ao mesmo tempo, criando alternativas que ofereçam ensino de qualidade e uma boa formação profissional. Dessa forma, o Governo de Rondônia parabeniza e enaltece o trabalho de todos os pedagogos que atuam, bravamente, com o propósito de levar educação de qualidade para os estudantes e o diálogo harmonioso com as famílias.

Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Antônio Ferreira Neto e Robson dos Santos