Governo de Rondônia
29/03/2024

PREPARAÇÃO

Alunos de escolas estaduais de Porto Velho aproveitam feriado para se preparar para o Enem

08 de setembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

aulao-marcelo-candia-7-9-2016_maximus-vargas

Alunos de diversas escolas estaduais buscam por estudos sobre o Enem na Escola Marcelo Cândia

 

Em sua décima edição, o projeto “Aulão da independência”, promovido pela escola Marcelo Cândia, teve participação das escolas Professor Daniel Neri, São Luiz e a Escola Jorge Teixeira. O projeto, que acontece sempre na manhã do feriado da Independência do Brasil, mostra o interesse dos alunos em participarem das aulas em pleno feriado.

As matérias ofertadas para os alunos interessados em agregar conhecimento para as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro, foram Linguagem e Códigos, Geografia, História e Física. Segundo o professor de história Thiago Manso, a matéria vem contextualizar os fatos históricos com a atualidade. Em sua apresentação, ele mostrou fatos da era Vargas relacionando com os fatos políticos atuais.

A professora de linguagem e códigos Heloisa Helena dá dicas de como se sair bem nesta área, que é uma das que mais contam pontos no Enem. Para Heloisa os alunos devem ler literatura, semântica, estudar algumas regras de português. Por ser no segundo dia, ela ainda reforça que quem for fazer a prova, deve ir tranquilo, e começar com a redação e só no final passar a limpo.

A vice-diretora da Escola Marcelo Cândia, Rosângela Coutinho, diz que é gratificante ver os alunos interessados nos conteúdos em um feriado. “O Enem hoje não é só visto como prova de conhecimentos, os alunos tomaram ciência de que é importante para a carreira profissional. Nós temos essa preocupação com a juventude, com o que eles buscam”. Além do projeto Aulão da Independência, os alunos têm simulado preparatório específico para o Enem.

aulao-marcelo-candia-7-9-2016_maximus-vargas-2

Alunos da Escola Marcelo Cândia se preparam para Enem 2016

Patrícia de Souza, Luan Borges e Gerson Jhoseph são alunos da Escola Marcelo Cândia. Sentados no fundo da sala, os alunos quebram paradigmas de que os estudantes do fundão são bagunceiros. Concentrados nos conteúdos e atentos às dicas que os professores dão, eles se imaginam já na faculdade fazendo o que sonham. Patrícia quer cursar qualquer área de humanas e tem uma predileção pelo Direito, Luan também opta por Direito e Gerson sonha com Medicina.

Mas para entrar na vida acadêmica, eles sabem que não é fácil e contam que estudam sempre que podem. No período da manhã os três estão na escola, empenhados e dedicados, a tarde alguns com suas atividades diferenciadas vão levando os estudos da melhor forma. A noite, desde curso a vídeo aulas eles buscam para enriquecer o conhecimento que receberam e vão receber ainda até a realização das provas.

Como a maioria dos alunos, eles também têm dificuldades na matemática e por isso ao estudar começam por ela. É uma técnica adquirida para ter um estudo com êxito. Em suas camisas a seguinte frase: “seremos donos do nosso próprio amanhã se estivermos em sintonia os nossos sonhos”, o que demostra o esforço do estudo para busca da profissão tão sonhada.

Leia mais:
Escola Marcelo Cândia recebe Aulão da Independência nesta quarta-feira
Escolas estaduais recebem ‘Aulão’ como forma de incentivo a estudantes que vão fazer provas do Enem


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Maximus Vargas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Educação, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo