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COVID-19

Nota técnica da Agevisa para consultórios odontológicos dá segurança a pacientes e a profissionais em Rondônia

22 de junho de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Dentista Yonara elogia uso do pro-pé, da máscara protetora e reforça outros cuidados

O distanciamento social e a higiene também são agora fundamentais em consultórios odontológicos de Rondônia.

Nota Técnica nº 45/2020, da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), estabeleceu diversas recomendações possíveis de execução e controle, a fim de evitar a propagação do contágio da Covid-19.

A nota é assinada pela diretora geral da Agevisa, enfermeira Ana Flora Gerhartd, em conformidade com as determinações do Decreto nº 25.138.

Para a odontóloga Yonara Caetano, as medidas da Agevisa garantem a continuidade de um trabalho que os consultórios já adotavam antes da pandemia. Por exemplo, ao uso de gorro, óculos, jaleco, sapatos fechados, da paramentação em geral, foi acrescentado o protetor facial. “O vírus pode contagiar nariz, olhos e boca. Com a doença, temos que cuidar de nós e dos outros, porque o vírus pode contaminar qualquer um, seja de qual for a classe social, ele não escolhe a pessoa”, alerta Yonara.

No aspecto da máscara protetora, ela explica que os profissionais de saúde têm optado pelo modelo N95, o mais convencional, que garante quatro horas em média, enquanto máscaras comuns não protegem por mais de duas horas.

 

“A determinação vem reforçar o que já era uma preocupação, o cuidado maior com a superfície do consultório, principalmente com a desinfecção ao redor da cadeira”, ela comenta.

 

Pela norma técnica da Agevisa, o descarte de resíduos biológicos devem seguir as determinações da Resolução da Diretoria Colegiada – RDC Nº 222, de 28 de março de 2018: é fundamental que as lixeiras sejam de metal com tampa e pedal, identificadas como “lixo comum‟, “lixo infectante”. Materiais perfuro-cortantes devem ser descartados em recipientes identificados, rígidos, providos com tampa, resistentes à punctura, ruptura e vazamento.

“Cumprimentos normais entre dentistas e pacientes e entre os próprios profissionais podem ficar para depois”, ela apela.

Yonara Caetano acredita serem bem positivos os horários agendados, a fim de não lotar recepções e manter o distanciamento entre pessoas, e a recomendação para o paciente não levar acompanhantes ao consultório. Secretárias telefonam ou passam mensagens recomendando que usem máscaras, álcool gel 70% e lavem as mãos, antes e depois do atendimento.

PRO-PÉS DESCARTÁVEIS

Os consultórios odontológicos também estão investindo na aquisição de pro-pés descartáveis que são usados sobre os calçados das pessoas.  Segundo Yonara, anteriormente alguns consultórios utilizavam pro-pés de pano, então precisavam ser lavados, e os descartáveis evitam esse trabalho, além de eliminarem o risco de contaminação.

“Bom também é a pré-checagem: aferimos com termômetro digital a temperatura do paciente quando chega ao consultório, com termômetro digital. Em casa, qualquer sintoma de febre alta pode ser indício de doença, mesmo que não a Covid-19, então, a pessoa adia o tratamento para outra oportunidade”, ela explica.

Lembrou a odontóloga que atendimentos de crianças abaixo de 12 anos e pessoas do grupo de risco são agora restritos, ressalvando que, em odontologia funciona a situação de urgência em casos de dor.

No mais, ela recomenda a todos que procurarem dentistas no atual período que, se puderem, remarquem:

Fique em casa.  Caso tenha sintomas de gripe ou resfriado, adie o atendimento.

Utilize máscara durante o período em que estiver fora de casa. Se for do grupo de risco, mais ainda, deve evite sair. Peça a um familiar que vá ao mercado, farmácia, onde mais necessitar.

Não utilize bebedouros de uso comum e, preferencialmente, não deixe que as pessoas toquem no seu cartão de crédito no momento de pagar contas no banco. Hoje existe a opção de aproximar o cartão da tela.

Fique o menor tempo possível em recepções de repartições públicas, e quando para lá se dirigir, higienize as mãos com álcool gel ao entrar e finalizar o atendimento.

Evite tocar em balcões de atendimento.  Da mesma forma, celular, rosto e nariz e olhos.

Ao espirrar, cubra o nariz lenço descartável e em seguida deposite-o no lixo; em seguida, lave mãos. Ao chegar em casa, troque a roupa, colocando a usada para lavar.

 

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Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Arquivo Pessoal
Secom - Governo de Rondônia

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