PORTAL DO GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
  
Rondônia - 04/07/2012 - Mais Noticias
 Internos da Casa de Medida de Segurança recebem uniformes produzidos no sistema prisional
Os 12 internos da Casa de Medida de Segurança em Porto Velho, inaugurada em abril deste ano, já receberam os uniformes produzidos pelos apenados que participam do curso de capacitação de corte e costura na Penitenciária Ênio dos Santos Pinheiro, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e o Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai). Foram entregues na unidade um total de 30 uniformes, e cada interno recebeu dois conjuntos de camisetas e bermudas.
 

A intenção do secretário de Justiça Fernando Oliveira, através da Assessoria de Reinserção Social da Sejus, é alcançar a todo o sistema prisional do Estado com uniformes para todos os apenados, a começar pelo Centro de Ressocialização Vale do Guaporé, onde o projeto piloto de classificação está sendo implantado.

De acordo com o diretor Marivaldo Oliveira, da Casa de Medida de Segurança, onde ficam pessoas com deficiência mental, os internos são mantidos sob efeito de medicamentos voltados para o tratamento individual de acordo com a necessidade de cada um, e os uniformes ajudam no quesito de higiene pessoal dos internos, podendo ser lavados por eles mesmos todos os dias. Os internos também são envolvidos nas atividades de limpeza da casa e nos momentos de descanso assistem TV e músicas como terapia de relaxamento.

A alimentação também é rigorosamente adequada à dieta específica para a saúde de cada interno, assim como também acontece no sistema prisional do Estado. Uma enfermaria fica aberta durante todo o dia nas dependências da unidade, onde um enfermeiro e um técnico de enfermagem da Sejus ficam a disposição da casa, atentos para os horários de medicação de cada um.

Segundo o diretor administrativo da unidade, Leandro Gomes de Melo, as equipes que trabalham na Casa de Medida de Segurança são orientadas para o trato junto aos internos. “Como o nosso diretor sempre enfatiza, aqui nós não temos apenados, temos pacientes, e eles devem ser tratados com um cuidado diferenciado, de forma humanizada, e é dessa forma que nós atendemos aos internos da casa”, finalizou.

 
Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social
 
 
 
 
Governo do Estado de Rondônia
Todos os direitos reservados.
© Copyright 2007
Desenvolvimento: SEFIN/CRE/GEINF