Um dos principais pontos críticos da defesa sanitária vegetal e animal no Estado é a região de fronteira com a Bolívia. Essa é uma preocupação do Idaron e por isso tem sido intensificado o monitoramento de entrada de produtos e subprodutos de origem vegetal e animal, coibindo aqueles que não apresentam documentação sanitária.
Os fiscais da Agência Idaron de São Francisco e Seringueiras realizaram atividades de educação sanitária e monitoramento no rio Guaporé, na fronteira do Brasil com a Bolívia, visitando a comunidade de Santo Antônio, a sede da Reserva Biológica (Rebio) do Guaporé e as propriedades rurais localizadas as margens brasileiras e bolivianas, da comunidade de Versalles, orientando os moradores quanto ao trânsito de produtos e subprodutos de origem vegetal e animal.
Na oportunidade foi feito o levantamento de hospedeiros de patógenos importantes para a agricultura do Estado de Rondônia, bem como a inspeção destas plantas para verificar se há ocorrência de pragas. Uma doença que preocupa as autoridades de defesa sanitária do Brasil é a monília do cacaueiro, sendo que a mesma é encontrada no Peru, país fronteiriço com a Bolívia.
Os produtores locais também receberam orientação técnica sobre as culturas presentes em suas propriedades, com foco na sanidade e melhoria da produtividade. Segundo o engenheiro agrônomo de São Francisco, o manejo correto da planta pode torná-la mais resistente ao ataque de pragas e doenças, portanto a correta condução é favorável à defesa sanitária vegetal.