PORTAL DO GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
  
Rondônia - 21/08/2012 - Mais Noticias
 Comunidade de União Bandeirantes é capacitada por fiscais da Agência Idaron
Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) em parceria com o Fundo de Apoio a Sanidade Animal no Estado de Rondônia (FEFA-RO), realizou na semana passada, em União Bandeirantes, atividades de educação sanitária em escolas, associações de produtores rurais, com proprietários e funcionários de lojas agropecuárias, transportadores, além de reuniões com autoridades local.
 

Segundo o presidente da Agência Idaron, Marcelo Borges, o conselho é formado por membros da localidade, representados por produtores, que melhor do que ninguém conhece os riscos existentes na região de Bandeirantes. “A criação de um conselho representa uma maior participação da sociedade nas questões relacionadas à Saúde animal, contribuindo desta forma com as decisões a serem tomadas”, afirma o presidente.

As atividades foram realizadas de 14 a 17 deste mês, e contou com a presença do diretor executivo Augusto Fernandes Neto e a gerente de Defesa Vegetal Rachel Barbosa que participaram da Criação do Conselho Municipal de Sanidade Animal (COMUSA), no Distrito de União Bandeirantes e palestras direcionadas aos produtores.

O evento também contou com a presença do gerente da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) de União Bandeirante, Osmar Alcântara Benits, que também foi convidado a participar como membro do conselho e do cooperador Jardel Isac Bampi.

Palestra

No período da tarde foi realizado um ciclo de palestras. No primeiro momento o Engenheiro Agrônomo Rodrigo Guedes explicou para 60 produtores rurais sobre o que é agrotóxico e seus malefícios e a importância  da devolução das embalagens para as revendedoras.

“Aproveitamos o momento para falar do Dia do Campo Limpo que é uma campanha que conscientizar os produtores da região a após o uso das embalagens de agrotóxicos, fazer a tríplice lavagem das embalagens agindo rapidamente para que não ocorra contaminação de rios e solos por resíduos químicos liberados pelas embalagens, principalmente em áreas cultivadas por pequenos produtores, sem estrutura de armazenamento. A devolução dos vasilhames deve ser realizada às revendedoras ou às centrais de coletas”, alertou o engenheiro agrônomo.

No segundo momento o médico veterinário Raimundo Félix fez um breve histórico da Defesa Agropecuária do Brasil e de Rondônia. Também ressaltou os trabalhos de defesa sanitária da Agência Idaron e alertou aos produtores sobre o foco de Febre Aftosa, os sintomas da doença e as conseqüências econômicas para um estado atingido com a doença.

Depois foi realizado um jantar de confraternização com os produtores e os funcionários da Agência Idaron de União Bandeirantes e Porto Velho que não mediram esforço na realização desse evento.  

 
Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social
 
 
 
 
Governo do Estado de Rondônia
Todos os direitos reservados.
© Copyright 2007
Desenvolvimento: SEFIN/CRE/GEINF