23/04/2024

ACOLHIMENTO

Nova estrutura da Casa da Criança e Adolescente de Rolim de Moura será entregue nesta sexta

18 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Nesta sexta-feira (20), as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que se encontram hoje abrigadas na Casa da Criança e Adolescente em Rolim de Moura contarão com novo ambiente e rotina de convivência. Para oferecer conforto e condições básicas para que as crianças tenham uma vida digna, foram investidos aproximadamente de R$ 500 mil, por meio de parceria entre o Governo do Estado e a deputada federal Marinha Raupp, no âmbito do programa federal Calha Norte.

Casa Da Criança _Rolim de Moura

Nova estrutura será entregue nesta sexta

A Casa conta com uma área construída de 517,35 metros quadrados, inserida em área total de 695,91 metros quadrados. A estrutura física será composta por 12 salas, que serão utilizadas como videoteca, biblioteca, brinquedoteca, laboratório de informática, multiuso, psicossocial, lactário, fraldário, berçário, administração, arquivo e recepção. Também serão construídos refeitórios, área de serviço, cozinha, banheiros e dormitórios masculinos e femininos.

Atualmente, a instituição funciona em um prédio cedido pelo Rotary Clube.  A estrutura é precária com metade construída em madeira e a outra em alvenaria, apresentando problemas para segurança dos acolhidos tornando-a imprópria para uma casa de acolhimento. Na casa, são acolhidas crianças e adolescentes de 0 a 18 anos vítimas de negligência familiar, maus tratos, abandono, abusos sexuais, entre outros casos de vulnerabilidade social existentes no município, sendo os casos mais comuns o de famílias vivendo em situação de uso de drogas e prostituição.

De acordo com a secretária de Assistência Social (Semas), Isabel Lorencetti, com a ida para a unidade muitas melhorias vão acontecer. “Um acolhimento em um lugar digno e humanizado de moradia semelhante ao um lar decente, com instalações seguras e de qualidade irá proporcionar um ambiente agradável e de conforto a todos os acolhidos que dele precisar”, disse a secretária ao informar que a nova estrutura comporta, aproximadamente, 20 acolhidos.

À frente da unidade, a secretária disse que Casa é de responsabilidade da prefeitura do município, por meio da Semas, mas que também  recebe doações voluntárias de pessoas físicas, jurídicas e entidades sociais. “Também temos ajuda do Poder Judiciário e Ministério Público do Trabalho e desta forma oferecemos um atendimento de qualidade”, complementou.

Texto: Jane Carla
Fotos: Regional Rolim de Moura