FORTALECIMENTO AGRÍCOLA

Nova usina vai aumentar a produção e melhorar a qualidade do calcário em Rondônia

24 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Com um investimento aproximado de R$11 milhões na construção de uma nova usina de calcário, o Governo de Rondônia vai assegurar competitividade à pecuária e à produção agrícola do estado. Com a nova usina, os produtores de Rondônia terão acesso facilitado ao calcário, além de contar com um produto de qualidade superior ao que é produzido atualmente.

Na manhã desta quinta-feira (24), o Governador de Rondônia, Confúcio Moura, acompanhado de sua equipe, do presidente da Companhia de Mineração de Rondônia (CRM), Moisés Góis, e dos deputados estaduais Kaká Mendonça e Brito do Incra, vistoriaram a nova usina que deverá ser entregue até o final de maio.

3

Com quatro barracões, que serão utilizados nos processos de britagem, moagem e armazenamento, e ainda quatro moinhos e uma subestação de energia, a nova usina vai aumentar expressivamente a produção de calcário em Rondônia. A produção, que até agora era de 25 mil toneladas por ano, saltará para 400 mil toneladas anuais.
“Esta nova usina, além de aumentar a produção, vai melhorar a qualidade do calcário, deixando-o mais fino, o que permite que ele seja absorvido mais rapidamente pelo solo”, explicou o presidente da CMR.

Atualmente, a maior parte dos produtores de Rondônia precisa trazer o calcário do estado de Mato Grosso, o que encarece o produto. Como apontou o governador Confúcio Moura, o gasto com o frete chega a ser maior do que o gasto com o produto. Em cidades como Ariquemes, o calcário é vendido por até R$180,00 a tonelada, já com o aumento da produção em Rondônia, uma tonelada de calcário poderá ser adquirida por aproximadamente R$40,00.

2

Durante a vistoria às obras de construção e instalação dos equipamentos, o governador destacou que a grande importância deste investimento é a independência de Rondônia em relação ao calcário, uma vez que a produção vai aumentar, tornando o estado mais competitivo.

Após vistoriar as novas instalações, o governador Confúcio Moura reuniu sua equipe e funcionários da Companhia de Mineração de Rondônia para discutir assuntos pertinentes ao funcionamento da usina. Entre os assuntos abordados estiveram presentes questões como a segurança dos trabalhadores, da usina e da mina; controle de entrada e saída de veículos na área da usina; instalação de sistema de monitoramento com câmeras e internet; transporte do calcário da mina até a usina; processamento do calcário; distribuição, entre outros.

5 - usinaDurante a reunião, o governador recebeu o reconhecimento por parte do deputado estadual Brito do Incra pela iniciativa de estar acompanhando a execução e instalação desta importante obra, e ainda de se reunir com todos os servidores para deliberar, em conjunto, sobre as questões relativas ao funcionamento da nova usina de calcário.“Eu poderia ter esperado tudo deste momento. Que o senhor viesse até aqui, visitasse a usina, falasse o que queria e o que não queria, mandasse e desmandasse, mas jamais que o senhor promoveria esta reunião conosco, com os seus assessores e com os funcionários da Companhia de Mineração, de forma humanizada, ouvindo todos e discutindo os pontos um a um”.

Texto: Giliane Perin - Assessoria Regional de Cacoal
Fotos: Giliane Perin - Assessoria Regional de Cacoal