PREVENÇÃO

Novas estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti serão discutidas em Brasília

09 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Quintais e terrenos baldios foram fiscalizados

Quintais e terrenos baldios serão novamente vistoriados em nova etapa

Para analisar os resultados das atividades que já foram realizadas e discutir novas propostas do segundo ciclo de combate ao mosquito Aedes aegypti (que compreende os meses de março e abril) acontecerá uma reunião nesta quinta-feira (10) no Ministério da Saúde (MS) em Brasília, com a participação de todos dos Estados.

Nas atividades realizadas no primeiro ciclo de combate ao mosquito (janeiro e fevereiro) dos 52 municípios do estado, apenas quatro não atingiram a meta principal de visitar 100% dos imóveis, são eles: Porto Velho, Candeias do Jamari, Buritis e Vilhena.

Conforme explicou a técnica da Funasa, Maria do Socorro Frayha, mesmo os municípios que atingiram a meta de visitar 100% dos imóveis irão refazer o trabalho nos meses de março e abril. O objetivo principal é eliminar a possibilidade de reprodução do mosquito.

SEMINÁRIO

Outra atividade que contará com a participação do governo será o seminário Zika, Chikungunya e Dengue: desafios para o controle e atuação à saúde, com a participação de médicos e enfermeiros das unidades hospitalares pública e privada. O evento será promovido nesta quinta-feira (10) pela Fiocruz em parceria com o Comitê Estadual de Combate ao Aedes Aegypti e Enfrentamento da Microcefalia. O local será no auditório do Ministério Público, em Porto Velho, às 8h30.

O objetivo é debater os temas relacionados às viroses emergentes, promover intercâmbio de conhecimento e buscar o fortalecimento do SUS no enfrentamento dos novos desafios.

Texto: Marilza Rocha

Água, Capacitação, Governo, Saúde