Governo de Rondônia
28/03/2024

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Novas estratégias podem incrementar serviços de assistência técnica e extensão rural em Rondônia

17 de setembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Veículos novos atendem demandas dos serviços de assistência técnica e extensão rural 

Visitas de campo sempre foram essenciais para o bom desenvolvimento das atividades de assistência técnica e extensão rural. No intuito de levar e colher propostas de melhoria no atendimento e verificar in loco as demandas e dificuldades em cada região, o presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Luciano Brandão, acompanhado do diretor técnico Anderson Kühl, tem se reunido com a equipe de cada escritório local e discutido ações que deverão incrementar as atividades no pós pandemia.

Esta semana a diretoria está percorrendo a região do território Rio Machado, onde se reuniu com a equipe de técnicos, extensionistas e administrativos no escritório de Cacoal. Na oportunidade a equipe recebeu a visita do vice-governador de Rondônia, José Atílio Salazar Martins, mais conhecido como Zé Jodan, e do deputado estadual Cirone Deiró, além do representante da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) em Cacoal, Nilton José.

O grupo acompanhou a diretoria nas atividades e visitas, participando de uma reunião com representantes da Universidade Federal de Rondônia (Unir) para apresentação de um projeto que visa o uso de drones nas atividades agropecuárias. Esse é um debate que vem sendo levantado no país e já ganhou discussão para proposta de instrução normativa, regulamentando o seu uso na agricultura.

Na sequência, todos foram prestigiar o trabalho dos técnicos que vem realizando a análise sensorial dos cafés inscritos na 5ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), realizado nas dependências do Cacoal Selva Parque. A expectativa para o concurso deste ano é grande e a premiação é de quase R$ 300 mil em prêmios.

Em Pimenta Bueno foi entregue uma das caminhonetes 4×4 (traçada), que compõem os veículos que estão sendo entregues em todas as regiões para atender a demanda dos serviços de assistência técnica e extensão rural junto à família rural. A comitiva também visitou a propriedade do agricultor Miguel Franco das Neves, localizada na estrada Marta Regina Leite, beneficiário do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PCNF), que junto com sua esposa Casturina e sua filha Fabiana, produz hortaliças, comercializando até 150 maços de cebolinha, salsa, couve, alface e rúcula por dia, de cada item.

As visitas têm caráter técnico e já vem sendo realizadas há alguns dias. Em cada unidade, Brandão aborda temas como: aspectos gerais das atividades durante a pandemia, ações e políticas públicas de Governo voltados para a agricultura familiar. “Vamos visitar todas as nossas unidades para ouvir nossos técnicos e conhecer de perto o que cada um está passando, a fim de atender cada demanda e prestar nosso serviço com mais eficiência, trazendo soluções e novas estratégias para melhor atender nosso público,” finalizou o presidente da Emater.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Arquivo Emater
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo