Governo de Rondônia
29/03/2024

DESENVOLVIMENTO

Novas fronteiras do desenvolvimento rondoniense foram destaques na 8ª Rondônia Rural Show

28 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Palestra de Rui Mucaje, representante da Afrochamber.

Mais de três mil pessoas passaram pelo Espaço Empresarial Internacional, onde puderam presenciar palestras que mostraram o potencial internacional de Rondônia, fazer negócios com pequenas e grandes empresas e entender quais são as novas fronteiras tecnológicas e de inovação.

Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Infraestrutura (Sedi), o superintendente Sérgio Gonçalves aponta que todo o trabalho é um conjunto das várias coordenações internas que cuidam, cada uma, das responsabilidades da superintendência. O trabalho realizado foi um esforço das coordenadorias de comércio exterior; ciência, tecnologia e inovação; micro e pequenas empresas e indústria, comércio e agronegócio.

COMÉRCIO EXTERIOR

O público do evento pôde participar de palestras com representantes de dez países que vieram mostrar as oportunidades de negócios internacionais para o agronegócio local. As comitivas trouxeram palestrantes dos Estados Unidos, Peru, Israel, Bolívia, China, Egito, Namíbia, Chile, Itália e AfroChamber.

O objetivo principal foi mostrar que há potencialidades a serem exploradas pelo produtor rural de Rondônia em todo o mundo.

Lidiane Vieira é servidora e assistiu quase todas as palestras. “Tenho aproveitado bastante o espaço das palestras da Sedi, o grupo de palestrantes é um grupo muito seleto, palestras internacionais interessantíssimas”.

Também foi destaque o estudo com o tema ‘‘Rondônia: Perfil de exportações e investimentos’’ apresentado na sexta-feira (24) pelo gerente de Estratégia de Mercado da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil, Igor Celeste, que destacou que o Estado dobrou as exportações em uma década e a projeção é que alcance muito mais mercados, principalmente através do interesse internacional pela soja e carne bovina.

O coordenador Anderson Augusto ressaltou a importância de organizar esse espaço: “novos produtos vêm surgindo nessa cadeia de exportação, e trabalhamos para trazer informação para o empresariado, que o mercado exterior existe, e que o produtor pode vender para esse mercado, que é muito maior que o mercado interno”.

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

O humanoide NAO, que significa cérebro em chinês.

A inteligência artificial foi uma das atrações para o agronegócio. Foi apresentado no segundo dia pelo grupo SOMAI o humanoide NAO, que significa cérebro em chinês, com assistente virtual e inteligência artificial voltada para a área agrícola.

Também foi focada a necessidade dos seguimentos educacionais estarem sintonizados com o momento que o Brasil está vivendo, com inovação e co-inovação em diversos setores que movimentam a economia nacional.

A utilização da inteligência artificial no agronegócio pode ocorrer no maquinário utilizado potencializando o agricultor em suas rotinas diárias. Um dos exemplos citados pelo coordenador da pasta, Thalles Gomes, é quando um robô que passa sobre a plantação usando inteligência artificial que identifica o que é uma erva daninha, tomando a decisão se é melhor retirar ou utilizar pesticida para o combate das pragas existentes na plantação.

Além do humanoide, também foram apresentados projetos voltados ao agronegócio pelo Instituto Federal de Rondônia (Ifro) tanto de Jí-Paraná quanto de Porto Velho, com aplicativos voltados ao segmento, como também a demonstração com a impressora 3D dos alunos da Unir.

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Representante da Saboaria Rondônia.

Mais de 27 estandes disponibilizados no espaço da Sedi permitiram que várias micro e pequenas empresas pudessem mostrar ao mundo os seus produtos.

Uma das expositoras foi a Mereilde, da Saboaria Rondônia, que expôs seus produtos que, como ela mesmo define, têm ‘o cheiro de Rondônia’. “São essências produzidas em Rondônia para o mundo. Todos os nossos produtos são elaborados a partir de óleos essenciais do nosso Estado”.

O coordenador Clébio Billiany argumenta que o desenvolvimento de Rondônia passa pela incentivo às micro e pequenas empresas, já que elas são responsáveis por empregar milhares de pessoas.

 


INDÚSTRIA, COMÉRCIO E AGRO

Estande da indústria de alimentos Rical.

A indústria e o comércio também estiveram presentes na feira. As palestras dessa coordenadoria foram voltadas às áreas de investimentos em novas indústrias no Estado, como, por exemplo, o Programa de Incentivo Tributário ministrada pelo auditor fiscal do Estado Miguel Abrão.

Outro destaque nas palestras foi a sobre energia solar, com o engenheiro Vitor Sayegh, da empresa Energia Serviços de Engenharia, que esclareceu dúvidas sobre este segmento de prestação de serviços.

Muitos visitantes degustaram os produtos oferecidos pelos expositores. Em um único dia, por exemplo, mais de 80 litros de chop, 800 copos de refrigerantes, 1600 doses de café, 70 litros de suco natural e 50 garrafinhas de água de coco foram degustados.

As indústrias que participaram foram a Bernardo Alimentos, Arroz Rical, Alimentos da Hora, Alimentos Popy, Baterias Zoche, Portal do Óleo, Dydyo Refrigerantes. As empresas de comércio foram Rommanel, Saboaria Rondônia, Essenz Amazon, Única Uniformes, Cervejaria Coronel Church, Café 03 Marcas, entre outras.

A coordenadora Rosangela Silva avalia que vários segmentos de negócios foram fechados. “Nós pudemos notar uma grande satisfação de ambas as partes, não só com as expressivas negociações, mas com todo o conhecimento que abriu portas para que no futuro Rondônia esteja preparada para as novas fronteiras do desenvolvimento”.

Leia mais:

 Cooperativas abocanharam 37% das linhas de créditos ofertadas na 8ª Rondônia Rural Show Internacional

 8ª Rondônia Rural Show Internacional encerrou no sábado e bateu recordes em movimentação financeira e de público

 Primeira-dama e secretária da Seas fala da importância do tema abordado pela Polícia Militar na Rondônia Rural Show

 Em chamada de vídeo, presidente Bolsonaro confirma presença na Rondônia Rural Show em 2020

 Governos Federal e Estadual firmam compromisso para Rondônia avançar na regularização fundiária

 Governador entrega medalhas Mérito Rural Rondon e faz homenagem aos que contribuem com o desenvolvimento sustentável de Rondônia

 Secretário nacional de Aquicultura e Pesca aponta que Rondônia é estado estratégico para ajudar país a fortalecer a produção de peixe

 Governador Marcos Rocha ouve demanda da classe produtiva de Rondônia e sinaliza que destravará setor

 Investimentos em saúde pública são prioridades do governo, afirma Marcos Rocha durante entrevista

 Mais de 300 alunos participaram de aulas com mediação tecnológica até o 3º dia da Rondônia Rural Show

 Governador Marcos Rocha prestigia estande da Secretaria de Justiça

 8ª Rondônia Rural Show Internacional abre portas a negócios com estrangeiros

 Caminhos do Leite, Café e Peixe mostram evolução, boas práticas e inovações tecnológicas das cadeias produtivas de Rondônia

 Estudo sobre exportações e investimentos em Rondônia apresentado na 8ª RRShow contribuirá para desenvolvimento do Estado, assegura governador

 Banco do Brasil prevê recorde em linhas de financiamento para produtores na Rondônia Rural Show

 Governador Marcos Rocha participa do lançamento do Sisdam na 8ª RRS e disse que missão é destravar o desenvolvimento de Rondônia

 Delegação Peruana sinaliza interesse em aumentar intercâmbio comercial com Rondônia em reunião com o governador na 8ª RRShow

 Projeto macro para pecuária leiteira prevê avanço em gestão da propriedade e uso de biotecnologias em Rondônia

Banco do Povo empresta R$ 1,5 milhão a pequenos investidores durante a 8ª Rondônia Rural Show Internacional em Ji-Paraná

 Governador Marcos Rocha visita pavilhão das agroindústrias e destaca que setor é impulsionador da economia rondoniense

 RRShow fomenta artesanato produzido na região e é vista como oportunidade para atrair clientes de outros estados

 Ponte sobre o Rio Madeira será concluída, afirma governador do Acre durante a Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

 Fortalecimento de municípios para estrutura e setor de produção chega com maquinários entregues pelo governador

 “Homem do campo informado é homem do campo seguro” é massificado pela Polícia Militar na Rondônia Rural Show

 Departamento de Estradas de Rodagem marca presença na 8ª Rondônia Rural Show e divulga ações nas frentes de serviço

 Detran presta serviço e realiza educação de trânsito na Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

 Potencial de Rondônia para o comércio internacional será destaque das comitivas na Rondônia Rural Show

 Rondônia Rural Show abre os portões com mais de 500 stands, três caminhos de cadeias produtivas, exposição de animais e vitrine tecnológica

 Ao abrir oficialmente a Rondônia Rural Show, governador fala das expectativas e crescimento econômico do Estado


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Devanil Júnior
Fotos: Matheus Vieira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Capacitação, Economia, Educação, Evento, Indústria, Infraestrutura, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo