Governo de Rondônia
23/04/2024

APP DETRAN

Novo aplicativo do Detran permite consultas e impressão de taxas e guias

22 de fevereiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A ferramenta foi produzida pelo próprio Detran

Com importantes investimentos em recursos tecnológicos para aperfeiçoar e aprimorar os serviços e a relação com o usuário, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) desenvolveu um novo aplicativo Detran-RO para melhorar e facilitar prestação de serviços do órgão, possibilitando ao cidadão executar diversas tarefas sem a necessidade de sair de casa.

De acordo com o diretor–geral da autarquia, Neil Aldrin Faria Gonzaga, esta é mais uma ferramenta com o emprego de recursos de Tecnologia da Informação (TI), desenvolvida pelos técnicos do próprio Detran, que vai permitir ao cidadão a realização de uma série de serviços, como consultas e emissão de taxas e guias, no ambiente em que estiver, dependendo para isso que se disponha de uma sistema ligado a internet.

A novidade segue o modelo tecnológico em uso pelos mais desenvolvidos órgãos de trânsito do País, o que coloca o Detran rondoniense em condições de igualdade com o melhores, e como referência em tecnologia e mobilidade para tantos outros. O novo aplicativo (Detran-RO) está disponível para celulares com sistema Android.

O sistema (aplicativo) foi criado por servidores da Coordenadoria de Tecnologia e Informação (CTI) da autarquia, liderados pelo programador Jean Max, que desenvolveu a nova plataforma, num trabalho de criação levou cerca de um ano até a entrega. Segundo ele, por meio desta ferramenta os usuários podem pagar taxas e guias (débitos) com o Detran sem sair de casa, já que o código de barra do serviço pode ser solicitado e posteriormente quitado pelo aplicativo do banco do interessado.

Na verdade, o emprego de tecnologia nos serviços prestados pela Administração Estadual é um projeto incentivado pelo próprio Governo de Rondônia. O Detran, como parte do conjunto da gestão estadual segue esta orientação, e o emprego dessas melhorias vem dando bons resultados tanto para quem emprega quanto para quem usa o sistema. No caso específico do Detran-RO, novas melhorias e recursos ainda serão adicionadas para tornar o APP mais acessível, inclusive para portadores de necessidades especiais, com recursos de libras, modos de visualização para daltonismo e recursos com facilidade de leitura, segundo informou Fábio Ribeiro, da Coordenadoria de TI do Detran.

Ressalte-se que este e outros investimentos projetados pela direção-geral do Detran fazem parte do projeto de modernização do órgão, que avança no uso de tecnologia de ponta para geração de serviços com recursos online, evitando o desconforto dos usuários em filas ou aguardando por senhas, garantindo agilidade e segurança no atendimento das demandas do público.

Como instalar:

Instalar gratuitamente o aplicativo “Detran – RO” no Play Store

Instalar e preencher os campos nas opções de Habilitação ou Veículo

Solicitar o serviço desejado e finalizar a operação.

Leia mais:

 Diretores do Detran recebem aplicativo desenvolvido por servidora para tirar dúvidas de usuários

 Central de Serviços online do Detran facilita atendimento aos usuários

 Detran moderniza sistema online de emissão de documentos para eliminar filas em Rondônia; conheça os serviços


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Texto: Matheus Fideles/Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Detran
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Serviço, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo