Governo de Rondônia
Terça, 15 de junho de 2021

SEGURANÇA

Novo modelo de segurança pública é apresentado a oficiais da PM e Corpo de Bombeiros

29 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Um novo modelo de segurança pública, criado para Rondônia e que pode servir para todo o país, foi mostrado aos oficiais que exercem cargos de chefia na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, na quarta-feira (27), no Palácio Rio Madeira. Na ocasião, o oficialato entregou placas em que homenageia o governador Confúcio Moura. Em contrapartida, os militares receberam a missão: “façam a segurança pública dos seus sonhos, está em suas mãos”.

Governador deu ênfase ao projeto que inova o conceito de segurança pública

Foi o primeiro encontro do oficialato com o governador. Confúcio avaliou que honrou todos os compromissos assumidos com os militares durante as campanhas eleitorais.

O governador disse que os índices de violência eram muito altos em 2011, quando iniciou o primeiro mandato. “Estamos reduzindo, mas ainda restam duas regiões que preocupam. Porto Velho e Ariquemes. Quando controlarmos estas áreas, teremos números equivalentes aos de São Paulo”, disse.

Confúcio deu ênfase ao projeto que inova o conceito de segurança pública no país e que foi criado para Rondônia pelo consultor Oscar Nakamura. Afirmou que não se trata de produto imposto, mas objeto de observações sobre demandas apresentadas pelas polícias do estado.

Após lembrar que deixará o governo em 2018, Confúcio disse aos oficiais: “está nas mãos de vocês realizar este trabalho que pode ser copiado pelo Brasil, no futuro”. Ele sustentou que todas as secretarias de governo têm papel relevante nesta empreitadas.

INVESTIMENTOS

Oficiais acompanham apresentação dos investimentos na área de segurança pública

Um vídeo produzido pela Polícia Militar mostrou os investimentos feitos pelo governo na instituição e os resultados gerados. Da contratação e qualificação de pessoal, aquisição de veículos e equipamentos, tudo foi constado como meio para possibilitar condições de atuar em defesa da sociedade.

O coronel Ênedy Dias, comandante geral da PM, entregou uma placa em que a instituição agradece pelo empenho do governador em melhorar a estrutura física e operacional da corporação.

O tenente coronel Cristiano Lisboa, presidente da Associação dos Oficias da PM e Corpo de Bombeiros Militar, também fez o reconhecimento pelo atendimento às demandas apresentadas pela classe. Ele também entregou uma placa ao Confúcio Moura. Durante as homenagens, todo oficialato postou-se de pé e prestou continência.

NÍVEL SUPERIOR

Confúcio foi aplaudido quando assinou decretos que tratam da formação superior como exigência para acesso de futuros soldados da PM e do curso de direito para futuros oficiais.

Vice-governador também foi homenageado

O vice-governador Daniel Pereira também foi homenageado como placa entregue pelo comandante da PM. Ele agradeceu pela confiança recebida de Confúcio Moura, de quem recebe missões específicas. Daniel também destacou que o governador orienta para que sejam buscadas iniciativas de sucesso no país para serem executadas em Rondônia, como forma de fazer uma gestão de qualidade.

A mudança da forma de atuar na segurança pública foi defendia pelo coronel Lioberto Caetano, secretário de Segurança, Defesa e Cidadania. Ele aproveitou o momento para mostrar os 12 pontos do projeto elaborado por Oscar Nakamura para Rondônia. Ele destacou que é possível fazer mais utilizando menos recursos seguindo esta proposta.

Os 12 itens da proposta também foram comentados pela secretária executiva do gabinete do governador, Cira Moura. Segundo ela, os oficiais participarão da construção deste modelo, que será encaminhado a eles.

Leia mais:

Modelo compartilhado de segurança envolvendo secretarias é debatido pelo governo de Rondônia

Rondônia recebe proposta de integração das ações para melhorar segurança pública


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Rondônia, Segurança


Compartilhe