CIDADANIA

Novo posto de identificação em Machadinho do Oeste dará celeridade na emissão de documentos

06 de outubro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Ana Clara e Geisiane foram as primeiras a obter o documento

O vice-governador Daniel Pereira inaugurou nesta sexta-feira (6) a 21ª unidade de posto de identificação em Machadinho do Oeste. O serviço vai agilizar a emissão e entrega da carteira de identidade a milhares de cidadãos, dentro do programa Rondônia mais segura. A estudante Ana Clara Machado Silva, 9 anos, foi a primeira a requerer o documento, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O Termo de Cooperação foi assinado pelo vice-governador Daniel Pereira e o prefeito Eliomar Patrício, em cerimônia no CRAS, onde funciona o posto de identificação – avenida Tangará, 3282, Centro, divisa com o bairro Bom Futuro, que é o bairro mais populoso e o mais carente da cidade. O serviço funcionará no horário comercial de segunda-feira a quinta-feira. Na sexta-feira o atendimento será das 7h30 às 13h30.

“Ter a carteira de identidade é sinônimo de cidadania. Por isso trouxe a Clarinha para fazer o documento dela”, disse a servidora pública Chiara Xavier Machado, mãe de Ana Clara Machado Silva. A instalação do posto no CRAS acelera muito a emissão da carteira de identidade, especialmente pela localização privilegiada”, disse Charles Rudnik, que prestigiou o evento inaugural.

Geisiane Rosa dos Santos, 16 anos, também foi requerer a carteira de identidade. “Não fiz o documento antes porque era demorado lá na delegacia de polícia. Aqui ficou mais fácil pra gente”, disse a adolescente sobre a facilidade de acesso ao documento.

O vice-governador disse que a meta do governo é levar postos de identificação a 100% do estado

A meta do governo estadual é implantar o posto de identificação em 100% das cidades rondonienses com o objetivo de garantir cidadania às pessoas. Cacaulândia inaugura a 22ª unidade a partir das 15h desta sexta-feira (6). “Só será possível atingir esses objetivos com a parceria entre o governo e a prefeitura. A proposta do governo é uma mudança cultural significativa em segurança pública favorecendo o cidadão”, disse o vice-governador, referindo a ações de segurança que vem sendo implantada pelo programa Rondônia Mais Segura.

O prefeito Eliomar Patrício agradeceu a ação do governo em Machadinho. “O governo estadual é um grande parceiro e aliado às gestões municipais de todo o estado. Nossos agradecimentos por mais esse benefício em favor do povo de Machadinho”, declarou o prefeito, estendendo agradecimentos ao deputado estadual Adelino Follador, autor da emenda parlamentar responsável pela aquisição dos equipamentos para instalação do posto de identificação.

Os deputados estaduais Ezequiel Júnior e Adelino Follador; o diretor-geral da Polícia Civil, Elizeu Siqueira; o diretor do Instituto de Identificação, Júlio Kasper;  a delegada da Polícia Civil em Machadinho, Simone Barbieri; a secretária municipal de Assistência Social, Raquel Pereira; o presidente da Câmara Municipal local, vereadora Dvani Martins, vereadores e secretários municipais participaram do evento.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Daiane Mendonça

Assistência Social, Convênios, Evento, Governo, Inclusão Social, Justiça, Rondônia, Segurança