Governo de Rondônia
18/04/2024

TECNOLOGIA

Novo sistema de informação prisional vai identificar apenados por biometria em Rondônia

11 de setembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O Secretário de Justiça (Sejus) Marcos Rocha solicitou durante visita ao estado do Espírito Santo a doação do sistema informatizado para controle dos apenados, que mostra detalhadamente toda a vida da pessoa que cumpre pena dentro do sistema prisional. Cinco estados da federação já testaram o novo sistema do Espírito Santo. Rondônia já está na fase de implantação.

O Governador do Espírito Santo Paulo César Hartung Gomes autorizou o convênio com o Governo de Rondônia, onde o apenado será identificado por meio de biometria. A digital estará registrada no Infopen – informações penitenciárias. Segundo o secretário Marcos Rocha, haverá facilidade em identificar o preso que vem de outra cidade sem documentos pessoais, como o RG. “Mesmo que o infrator forneça nome falso, com o novo sistema a Secretaria de Justiça saberá quem ele é, podemos descobrir de onde ele veio”, pontuou Marcos Rocha.

A novidade, segundo o secretário, é que a secretaria de justiça pode aperfeiçoar o sistema. “O interessante deste convênio é que a Sejus de Rondônia pode fazer aperfeiçoamento no sistema, porque foi entregue com código fonte, que significa poder alterar a programação dele e criar novas rotinas. Se criarmos algo novo, também podemos passar para o Espírito Santo. Os estados estarão se comunicando”, disse o secretário.

O Infopen consegue fazer um link de comunicação com o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Polícias Civil e Militar, Secretaria de Segurança Pública. “Espero que outros Estados também possam aderir o novo sistema prisional, porque em Rondônia as linhas de programação já estão conosco, agora vamos fazer a implantação de dados. A intenção é interligar todo o Brasil”, finalizou Rocha.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Léia Castro
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Convênios, Governo, Justiça, Rondônia, Segurança, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo