GESTÃO

Novos secretários da Sesau, Seas e Emater tomam posse

03 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Maiorquim e Socorro tomaram posse na Sesau

Nesta quinta-feira (2), o secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, deu posse a novos secretários. O médico Luiz Eduardo Maiorquin, antes secretário-adjunto da Saúde, passa a ser o titular.  Outros dois gestores tomaram posse: a assistente social Hérica Lima Fontineli na Secretaria de Estado da Assistência e  Desenvolvimento Social (Seas) e o zootecnista Francisco Sá Barreto Coutinho na presidência da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater).

As cerimônias, realizadas nos gabinetes dos gestores, foram simples e rápidas, mas marcadas pela emoção. O secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, representou o governador Confúcio Moura, que está participando do Fórum Brasil Central, em Tocantins.

Castro pediu aos servidores que sejam leais aos empossados e destacou que Rondônia apresenta indicadores positivos, mesmo num cenário de crise econômica, graças ao desempenho de cada uma. Ele deixou claro, também, que não deve ser esperado o reconhecimento público. “A motivação deve vir das tarefas executadas e da satisfação do cidadão”, exemplificou.

As mudanças na administração, acrescentou Emerson Castro, não constituem alteração ideológica nem mudam a pauta de governo.

O novo titular da Sesau afirmou que Williames Pimentel deixa um exemplo de determinação e foco nas conquistas. Maiorquin apontou em números os avanços da pasta. Foram 12.300 cirurgias realizadas em 2012, no início da gestão, e mais de 25 mil em 2015. Além disto, enumerou a ampliação dos leitos de UTI, que foi superior a todos os estados em relação às populações.

Herica substitui Valdenice Domingos

A proposta do novo secretário é envolver parcerias para que o quadro da saúde em Rondônia continue evoluindo. Ele citou especificamente o apoio que deve ser prestados aos municípios, a fim de reduzir o impacto na rede estadual. A bioquímica Maria do Socorro Rodrigues da Silva assumiu o cargo de secretária-adjunta da Sesau.

Na Seas, a assistente social Hérica Lima Fonteneli, oriunda dos quadros da Prefeitura de Porto Velho, substitui Valdenice Domingos Ferreira. A nova secretária prometeu dar continuidade aos trabalhos da pasta. Segundo ela, o desafio será marcado pela ética e probidade.

A avaliação do secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, a Seas tem como alvo o atendimento ao  cidadão carente, vulnerável, e que chega com suas angústias necessitando de serviços. O ‘status’ da pasta mudou para melhor com a ex-secretária Val, fato que, segundo Castro, deve acontecer com Hérica Fontineli. “É assim que deve ser. Devemos entregar o cargo com avanços”, concluiu.

Francisco

Francisco Sá tomou posse na Emater

Na Emater, Francisco Sá Barreto Coutinho, conhecido como Chiquinho da Emater, assumiu dizendo que conta com o apoio do secretário Evandro Padovani, da Agricultura, e do setor produtivo para atender o produtor rural. Ele revelou que recebeu do governador Confúcio Moura o desafio de oferecer suporte para o aumento da produção de leite e café, além do fortalecimento da piscicultura e da agroindústria.

O equilíbrio nas contas do estado, conforme Emerson Castro, deve-se à força do agronegócio e a Emater tem papel fundamental neste quadro. Ele disse que Chiquinho é um conhecedor da agricultura, pois está na empresa há 30 anos.

Texto: Nonato Cruz
Fotos: Maicon Lemes