Governo de Rondônia
28/03/2024

OPERAÇÃO SORRISO

Núcleo de Fissurados de Rondônia pode se tornar referência na Região Norte

24 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Durante uma visita ao estado de Rondônia, o diretor da Operação Sorriso, Charles Rosenburst, esteve na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que foi recebido pela secretária adjunta Katiane Maia dos Santos para alinhar ainda mais a parceria que começou em 2014.

Em conversa com secretária, Katiane Maia, o diretor da Operação Sorriso, Charles Rosenburst, disse que o principal objetivo de sua vinda foi pra dar andamento na formalização do Núcleo de Fissurados de Rondônia, (NUFIS), junto ao Ministério da Saúde pra que se torne o centro de referência na Região Norte, para isso é preciso criar uma portaria, que garante dar continuidade ao tratamento desses pacientes.

De acordo com Katiane Maia, todos os procedimentos necessários serão feitos para que essa portaria seja criada e enviada ao Ministério da Saúde e esses pacientes tenham a garantia de continuidade ao tratamento.

“A formalização do núcleo é de extrema importância, hoje temos uma demanda de pacientes com fissuras para atender e isso não se resume em apenas uma cirurgia, esse paciente necessita de um tratamento muitas vezes prolongado com vários especialistas, e sabemos também que além do paciente a família precisa de comodidade para acompanhar”, disse a adjunta.

O núcleo foi montado, devido à necessidade de mães carentes, principalmente as que residem no interior do estado, a proposta foi passada para a Secretaria Estadual de Saúde, para o Ministério Público que abraçaram a causa, e hoje através desse núcleo, uma equipe multidisciplinar foi montada e cirurgias menos complexas de lábio leporino estão sendo realizadas no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro em Porto Velho.

 

DADOS

A estatística mostra que um a cada 650 nascimentos nasce com algum tipo de problema de fissura. São muitos anos sem o atendimento, no norte e no nordeste ainda tem em torno de 100 mil pacientes precisando de atendimentos.

Em Rondônia desde 2014 já foram operados 325, isso com a vinda da equipe da Operação Sorriso uma vez por ano, o que não consegue atender a demanda.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo