Governo de Rondônia
26/04/2024

AVIAÇÃO POLICIAL

Núcleo de Operações Aéreas da Sesdec tem novo comandante de helicóptero

09 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Na manhã desta sexta-feira (09), ocorreu, na Base do Núcleo de Operações Aéreas (NOA) da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), a ascensão à função de comandante de aeronave tipo Helicóptero Schweizer 300CBi, do piloto CAP PM Jeferson Leandro Correia Machado.

Cerimônia de ascensão CAP PM Jeferson Leandro Correia Machado.

A cerimônia de ascensão ocorreu logo após o último voo do Estágio de Comando, onde o piloto não tinha conhecimento da finalização do requisito previsto no Programa de Capacitação Técnica do NOA.

O piloto estava em voo quando recebeu a ordem de regresso pelo Comandante do NOA, Major Lopes, para retornar para o hangar. No pouso foi recepcionado pelo Secretário de Segurança Lioberto Ubirajara Caetano, familiares e demais policiais para o tradicional “banho” de batismo, na qual celebra um importante passo na carreira profissional.

O oficial PM está há cerca de três anos no NOA, desempenhando as suas funções como chefe da Equipe de Instrução e na escala como Segundo Piloto em Comando (Copiloto), no qual foi submetido a diversos treinamentos, cursos e provas que o tornaram apto a comandar uma aeronave.

Dentre os requisitos exigidos do comandante de helicóptero, destaca-se o comando da aeronave em sua plenitude, conforme normas previstas no Código Brasileiro de Aeronáutica.

“Essa ascensão a comandante de aeronave, é a coroação de esforços e de troca de experiência, é a realização de um sonho. Sou muito grato a todos que me apoiaram principalmente a minha família”, disse CAP PM Leandro.

Durante solenidade o comandante do NOA, Major PM Carlos Lopes, mencionou que o oficial atende a todos os requisitos constantes no Programa de Capacitação Técnica e cumpre as demais exigências elencadas para ascensão ao comando do equipamento. Dessa forma, em reunião os membros do Conselho de Vôo entenderam que o novo comandante possui capacidade técnica e operacional para exercer as funções de Comandante de Aeronave.

Secretário de Segurança Lioberto Caetano ressaltou a finalidade das atividades de Aviação de Segurança

“O Noa tem um programa de capacitação técnica, aonde o piloto inicia com curso de piloto privado e ao longo de sua carreira vai passando por várias etapas. O oficial finalizou este estágio para comando do Helicóptero, modelo Schweizer 300 CBi, e agora será o quarto comandante do NOA reforçando a nossa atividade aérea”.

Durante o evento, o Secretário de Segurança Lioberto Caetano ressaltou a finalidade das atividades de Aviação de Segurança Pública no Estado de Rondônia destacando a importância e necessidade das ações das atividades do núcleo.

“Voar na Amazônia não é uma tarefa fácil, é merecido esse momento de conquista e de meta, precisamos valorizar isso. A sociedade está ganhando mais um profissional, uma pessoa que detém o conhecimento e que é capaz de ajudar a Secretaria de Segurança nas operações, em um nível de qualidade de excelência”, finalizou Cel Caetano.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Márcia Martins
Fotos: Márcia Martins
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo