Governo de Rondônia
26/04/2024

TECNOLOGIA

Núcleo de Tecnologia Educacional da Seduc de Ouro Preto lança projeto de robótica livre

06 de julho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

A Coordenadoria Regional de Educação de Ouro Preto do Oeste, através do Núcleo de Tecnologia Educacional, lançou na quinta-feira (5) o projeto Robótica Livre para atender os alunos do ensino médio das escolas estaduais da região. O projeto tem como objetivo capacitar os alunos para desenvolver  e projetar dispositivos utilizando peças de reciclagem, sucatas eletrônicas e lógica de programação com o intuito de implementação com conceitos de robótica e mecatrônica.

Os objetivos específicos do projeto incluem a introdução do conceito de robótica; a elaboração de construções robóticas, de maneira a realizar um experimento; o incentivo a atitude proativa, a experimentação de ideias e a exploração de novos interesses; estimular o levantamento de hipóteses, experimentação e avaliação de resultados; e promover o uso de conceitos transdisciplinares (ciências, física, geografia, matemática, línguas, etc.).

Segundo os educadores, o uso de “sucata eletrônica” e artefatos eletrônicos para ensino de Mecatrônica e Robótica é a principal meta deste projeto, que utiliza das características da Robótica Livre – uso de elementos livres (não patenteados) na construção de kits com elementos Eletrônicos, Mecânicos e de Programação e que podem ser utilizados e replicados para qualquer outro ambiente comercial ou educacional.

“Podemos destacar o uso de algumas ferramentas que serão utilizadas ao decorrer do projeto como: Fritzing – Programa Open-Sorce para desenhos de circuito, Arduino IDE – plataforma de prototipagem open-source, de software multiplataforma. O sistema operacional é o Linux, que também oferece características open-source, termo em inglês que significa código aberto. Isso diz respeito ao código-fonte de um software, que pode ser adaptado para diferentes fins” – explicou a técnica educacional Luciana Freitas.

O projeto é multidisciplinar visando despertar no aluno o desejo de buscar, de apreender seus próprios conhecimentos, aplicando-os em benefício da sociedade. A robótica educacional, é uma das formas que propicia um resgate da motivação, colaboração, socialização e construção e, consequentemente, a necessidade da utilização de conceitos de diversas disciplinas, como, por exemplo, física, matemática, biologia, química, programação, eletrônica, entre outras.

O projeto se baseia na União da Tecnologia, Eletrônica e Ensino com atividades online.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: CRE Luciana Freitas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo