Governo de Rondônia
29/03/2024

CORONAVÍRUS

Número de suspeitos e confirmados internados da Covid-19 cresce e Cemetron já opera com leitos de retaguarda da AMI

26 de abril de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

De acordo com o levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), em apenas um dia o número de pacientes internados com a Covid-19 em Rondônia dobrou em curto espaço de tempo. No dia 20 de abril, nove pacientes estavam internados com a doença, e no dia 21 o número de internações subiu para 16.

Todos os dados constam no boletim diário divulgado pela Sesau. A primeira internação aconteceu no dia 2 de abril. Desde então, o número de pacientes internados com o novo coronavírus está aumentando de forma rápida, chegando nesta sexta-feira (24), a 29 pacientes internados, entre leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e clínicos, em apenas 20 dias.

Cemetron foi o primeiro a isolar UTI com 19 leitos para Covid-19

O Centro de Medicina Tropical da Amazônia (Cemetron), tem 67 leitos clínicos e 17 UTI, preparados para pacientes com a Covid-19. Neste domingo (26), a unidade registra 40 pacientes internados, sendo 16 positivos para Covid-19, 20 suspeitos internados e quatro casos descartados aguardando alta ou transferência.

De acordo com a diretora do Cemetron, Estella Zimerlan, o grande número de suspeitos faz com que a ocupação do hospital fique consideravelmente comprometida, pois não se pode misturar suspeitos com confirmados.

“Nós temos enfermarias de dois e quatro leitos. Quando o paciente chega no hospital e ele é suspeito do novo coronavírus, ficamos aguardando o resultado do exame para diagnosticar se ele realmente tem a Covid-19 ou Influenza, porque pacientes suspeitos precisam ficar isolados”, explica a diretora, completando que cada enfermaria só pode ser ocupada por um paciente, “portanto, uma ou duas alas do hospital ficam isoladas para pacientes suspeitos, e em outra enfermaria ficam todos os positivos para Covid-19”.

A gestão de leitos, ou seja, o remanejamento dos pacientes, é feito conforme os exames do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que vão sendo liberados em um prazo de 24 horas.

Atualmente, o Cemetron já utiliza os leitos de retaguarda da Assistência Médica intensiva (AMI), que neste domingo (26), registra seis pacientes internados com a Covid-19.

 

Leia Mais:

 Rondônia atinge nível alto e chega à 4ª posição no ranking nacional de transparência com informações sobre a Covid-19

 Edição 40 – Boletim diário sobre coronavírus em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dislene Queiroz
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo