Governo de Rondônia
16/04/2024

SAÚDE PÚBLICA

“Nunca imaginei que com 96 anos voltaria a enxergar direito”, diz ribeirinho após transplante de córnea em Porto Velho

02 de agosto de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

“Eu nunca imaginei que com 96 anos de idade ainda voltaria a enxergar direito. Para mim, a vida havia acabado. Depois da cirurgia, descobri que agora é que vou começar a viver”. A afirmação foi feita pelo aposentado João Ribeiro da Silva, morador do Baixo Madeira, ao ser informado do sucesso de um transplante de córnea realizado semana passada, no Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), em Porto Velho.

Saudável, aos 96 anos, João Ribeiro passou pelo procedimento cirúrgico sem dificuldades

Saudável, aos 96 anos João Ribeiro passou pelo procedimento cirúrgico sem dificuldades

Esse tipo de procedimento é realizado desde 2014 no HB. Mais de 140 transplantes  já foram feitos em pacientes vindos de todo o Estado por uma equipe formada por profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

“Eu sou saudável, moro no Baixo Madeira, como peixe, carne, macaxeira, mas há um ano que eu não conseguia enxergar direito. A tristeza bateu, pois eu era ativo, não gostava de ficar sem fazer nada. Tive que ficar em casa sendo ajudado por outras pessoas. Foi quando procurei um médico, e logo fui operado. Agora sim, voltei a ver tudo direitinho, e mesmo com 96 anos vou recomeçar a viver”, afirmou João Ribeiro.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Luis Eduardo Maiorquim, a maioria dos doadores de córneas é de Rondônia. “Recebemos ofertas da Central Nacional de Transplantes, com córneas vindas de outros estados quando disponível. Ainda existe uma pequena fila para o transplante. Estamos agilizando os procedimentos, pois não é necessário a compatibilidade em relação à córnea ofertada, pois é um tecido vascular e qualquer pessoa pode receber o órgão”, explicou Maiorquim.

João Ribeiro tem 96 anos, mas aparenta bem menos fisicamente. “Não tenho nenhum tipo de doença, como pressão alta, diabetes, isso contribuiu para a cirurgia ser um sucesso, caso fosse um paciente com problemas de saúde, não teria indicação para operar”, disse.

O procedimento durou 1h30. A córnea foi doada por um rapaz de 30 anos. João Ribeiro terá que passar ainda por algumas avaliações médicas, mas a expectativa é que tenha a visão totalmente recuperada, conforme a médica oftalmologista Maria Ivanete.

O paciente foi trazido por uma equipe do Corpo de Bombeiros do Baixo Madeira.

Leia mais:
Em 2015, Hospital de Base realizou quase 60 transplantes de córnea em pacientes de Rondônia e estados vizinhos
Paciente do HB comemora vida nova ao receber transplante de rins após quatro anos de hemodiálise
Colono retoma projetos e anuncia nova vida após transplante de rim bem sucedido no Hospital de Base em Porto Velho
Missões do Grupamento de Operações Aéreas envolvem remoção de pacientes e transporte de órgãos para transplante


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antonia Lima
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo