O 7º Fórum de governadores do Brasil Central recebe apoio do BNDES

07 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Eventos_04_03_foto_-114

Nesta edição do fórum, os estado do Amazonas e Maranhão passaram a integrar o consórcio

Os governadores de Rondônia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal que participam do Fórum Brasil Central voltaram a se reunir em Goiânia nesta sexta-feira (04), para discutir projetos de interesse regional e a retomada do crescimento. Neste sétimo encontro, os estados do Maranhão e do Amazonas passaram a integrar o bloco político e econômico criado em julho do ano passado.

A presença do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, na reunião foi importante para a definição de novas metas e investimentos do consórcio. Coutinho recebeu sugestões dos governadores e disse que as acolheu com entusiasmo, garantindo abrir e acelerar linhas de financiamento voltado ao bloco consorciado. Alguns temas citados pelo presidente do BNDES como prioridade para incentivos foram: recuperação de pastagens, investimento em piscicultura e hidrovias.

Para o governador de Rondônia, Confúcio Moura, o consórcio surgiu com o objetivo de formular políticas públicas e executá-las entre os estados associados. Segundo ele, este consórcio é altamente construtivo e novo. ”Nunca existiu na federação um modelo de consórcio de estados. É o primeiro, então isso representa uma novidade. Neste grupo está o lado bom do Brasil, o lado exemplar do brasil produtivo”, definiu Confúcio.

Eventos_04_03_foto_-116

Para Confúcio, consórcio surgiu com o objetivo de formular políticas públicas entre os associados e executá-las

O secretário de Gestão e Planejamento de Goiás, Thiago Peixoto, enfatizou que a proposta do consórcio é quebrar fronteiras, já que existem tantas afinidades e potenciais em comum. “Um dos pontos que mais fez com que a gente tivesse avanços consideráveis foi a atual circunstância econômica do país. Peixoto assegurou que, não fosse o momento de crise, não estariam vivendo esta oportunidade de criar esse novo modelo vanguardista de desenvolvimento regional.

O presidente do Consórcio, governador de Goiás Marconi Perillo, disse que o bloco nasceu com seis estados e nada impede a entrada e a participação  de novos membros na discussão. Um grupo de secretários de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Assuntos Estratégicos se reuniu na quinta-feira (03) discutindo o interesse em comum  dos consorciados e preparando a pauta para a chegada dos chefes dos executivos estaduais.

Texto: Zózimo Macedo
Fotos: Alex Nunes

Agricultura, Agropecuária, Economia, Indústria, Infraestrutura, Piscicultura, Rondônia