Governo de Rondônia
25/04/2024

CULTURA

Obras do teatro de Ariquemes entram na etapa final

22 de novembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Teatro conta com rampa de emergência para cadeirantes

O município de Ariquemes contará com um teatro com tecnologia de ponta para atender as demandas culturais da região do Vale do Jamari (Ariquemes, Machadinho, Buritis, Alto Paraíso, Campo Novo, Monte Negro, Cacaulândia, Rio Crespo e Cujubim), formando uma população estimada em cerca de 230 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatísticas (IBGE). Teatro é construído na esquina nas avenidas Tancredo Neves e Canaã, setor Institucional.

O engenheiro do Departamento de Estradas, Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Osimar Moura Silva, fiscal da obra, disse que nos últimos dias a empresa (AC Construções) contratada pelo governo de Rondônia intensificou os trabalhos abrindo diversas frentes de serviços para concluir a montagem da estrutura metálica dos palcos das artes cênicas; a montagem dos grupos geradores para a instalação da subestação elétrica; o piso do estacionamento; o piso de grama; conclusão do sistema de climatização e conclusão dos guarda corpos das rampas de acessos.

De acordo com o projeto, o teatro contará com 524 poltronas de assento basculante, constituídas de espuma injetável revestidas com tecido; carpete para o piso da plateia; tratamento acústico com o sistema Nexacustic, cuja matéria prima utilizada na produção provém de florestas renováveis e está de acordo com as melhores práticas de gestão socioambiental, além de ser bastante utilizado nos principais teatros do Brasil; forro em placas de gesso acústicas; sistema de sonorização, iluminação e mecanismos cênicos etc.

O engenheiro frisa que teatro é construído com material anti-chamas, e que o ambiente contará também com sensores de calor visando o combate à incêndio. “Rondônia terá mais um teatro moderno, com tecnologia de última geração. “Até o final do ano diversos serviços estarão concluídos, mas o projeto completo ficará pronto no início de 2019”, destacou.

Histórico

A obra do Teatro de Ariquemes teve início no ano de 2006 e foi paralisada em 2012. Em 2013 o governo assinou convênio repassando R$ 7 milhões para a prefeitura de Ariquemes que tentou licitar a obra duas vezes, porém não houve empresas interessadas na licitação. O DER assumiu a obra, licitou e no inicio desse ano os trabalhos foram iniciados.

Leia mais:

 Obra para a conclusão do Teatro Estadual de Ariquemes é iniciada

 Governo assinará a ordem de serviço para a conclusão da obra do Teatro de Ariquemes


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Engenharia DER
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Infraestrutura, Obras, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo