Governo de Rondônia
29/03/2024

Educação

Obras na escola Fernanda Souza de Paula anima comunidade escolar

12 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Reforma esc. Fernanda Souza - Espigão (1)Com mais de 30 anos de existência, a escola de Ensino Fundamental Fernanda Souza de Paula, em Espigão do Oeste, está passando por um momento de renovação. Desde a sua construção, esta é a primeira vez que a escola é reformada e ampliada. A obra teve início em maio deste ano e conta com um investimento de mais de R$1,8 milhão.

Além da reforma de 10 salas de aulas, a escola será ampliada com mais cinco salas de aulas, além de todo o setor administrativo que está sendo construído. São salas de orientação, supervisão, secretaria, direção e de prestação de contas. Também terá uma biblioteca nova e mais ampla, uma área de convivência para os alunos e novos banheiros.

Da mesma forma, o antigo setor administrativo está sendo totalmente reformado e receberá uma sala de leitura, uma sala de informática e um almoxarifado. Outro ponto que a diretora da escola, Simone Schuster, comemorou, é que todas as salas serão climatizadas e os alunos poderão contar com carteiras novas.

“A nossa escola já vinha esperando por essa obra faz um bom tempo. Já não estávamos dando conta de atender todos os nossos alunos”, ressaltou a diretora da escola, que atende mais de 570 alunos. Ainda segundo a diretora, desde que teve início, a obra não ficou parada em nenhum momento, o que anima a todos.

Outro ponto importante nesta obra é que, mesmo o município não possuindo rede de esgoto, a escola já foi totalmente equipada com a rede de esgoto. “Esta obra já planeja a nossa escola para o futuro. No dia que Espigão contar com tratamento e rede de esgoto, a escola Fernanda já estará preparada”, comemorou a diretora.

 

Reforma esc. Fernanda Souza - Espigão (3)Destaque

Atualmente, em Espigão do Oeste, a escola Fernanda Souza de Paula se destaca pelo atendimento especializado aos alunos com algum tipo de deficiência. Ao todo, são 12 alunos que possuem laudo médico e são atendidos pela escola. Estes alunos apresentam deficiência cerebral, baixa visão, entre outras dificuldades. Todos são atendidos através da sala de recursos que conta com computadores especializados, jogos didáticos e outros suportes que suprem a necessidade especial destes jovens.

A diretora Simone Schuster diz que a maioria dos pais cujos filhos apresentam algum tipo de deficiência, faz questão de matricular seus filhos nesta escola. “E esta obra, respeitando os critérios de acessibilidade para alunos com qualquer tipo de deficiência, vai nos propiciar uma estrutura ainda melhor para trabalhar com estes alunos”.

 

Reforma esc. Fernanda Souza - Espigão (2)Renovação

Tanto alunos quanto os funcionários estão animados com a reforma na escola Fernanda Souza de Paula. Apesar das dificuldades enfrentadas durante a obra, como a necessidade de ter aulas em outros locais, os alunos se mostram ansiosos com as melhorias.

“Essa obra vai melhorar tudo. Vai ter mais espaço pra gente, mais salas de aula. Antes era tudo apertado. A gente não tinha pátio, mas agora vai ser diferente”, comemorou o aluno Valdemir Santos de Oliveira, de 16 anos.

A diretora completou dizendo que antes era tudo improvisado, que os funcionários faziam o que podiam no espaço disponível. “Mas agora cada setor vai ter o seu espaço adequado. Será outra realidade. Vai dar mais prazer para nós trabalharmos e para os alunos estudarem”.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo