Governo de Rondônia
19/04/2024

SISTEMA DE OCORRÊNCIA

Observatório Criminal é apresentado durante exposição sobre segurança no Porto Velho Shopping

14 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Quem visitou o contêiner da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), de 9 a 11 deste mês, pôde conhecer de perto o novo sistema de combate à criminalidade que o governo de Rondônia implanta gradativamente em todo o estado, começando por Porto Velho. Trata-se do Observatório Criminal, um sistema que visualiza ocorrências policiais com atualização de hora em hora, e que identifica em quais bairros há maior necessidade de atuação.

O Observatório Criminal visualiza ocorrências policiais com atualização de hora em hora

Com a implantação do novo sistema, o trabalho de segurança deixa de destacar efetivo aleatoriamente, tornando a ação mais eficaz com o policiamento sendo reforçado nas áreas apontadas como de maior índice de violência. “O banco de dados dos dias atuais é ultrapassado e desatualizado. Não permite ações precisas por parte da segurança pública. É isso que o governo vai mudar ao implantar o Observatório Criminal”, disse o secretário Lioberto Caetano.

Conforme o diretor-geral da Polícia Civil, delegado Eliseu Muller, hoje o trabalho é feito de acordo com dados de pesquisas reais, mas que não refletem o momento.

“Com o novo sistema, teremos informações fidedignas quase que em tempo real, comparado ao modelo de estatísticas até então praticado”, revelou.

Para Eliseu Muller, a tomada de decisão se torna mais precisa e os resultados com maior eficácia, pois os policiais estarão no local onde há maior incidência de crime. O observatório permite às forças de segurança da Sesdec, que são as polícias Civil e Militar, saber de maneira integrada  avaliar o nível de gravidade de eventos criminosos, possibilitando uma tomada de decisão mais eficaz do ponto de vista estratégico.

O mapa visualiza a quantidade de ocorrências em pontos com muita concentração de crime, roubo, furtos e outros. O sistema poderá ser visto também em tempo real pelos delegados de polícias através de um monitor instalado em cada delegacia.

O Observatório Criminal funciona da seguinte forma: a cada hora o sistema contabiliza as ocorrências da policiais (B.O), carrega no sistema e o gestor do observatório, de plantão, acompanha. Isso facilita a atuação da polícia. O passo seguinte é encaminhar a ocorrência para investigação ou setor de inteligência, se for esse o caso. A partir dessas informações as decisões são tomadas por cada gestor.

O sistema está em fase de implantação. Isso deverá ocorrer em todo o estado, entretanto, é necessário o treinamento de agentes de segurança.

Por enquanto, o Observatório Criminal está disponível na Gerência de Estratégia e Inteligência (SEI) da Sesdec e no Departamento de Estratégia e Inteligência (DEI) da Polícia Civil.

Leia Mais:

Modelo compartilhado de segurança envolvendo secretarias é debatido pelo governo de Rondônia

Patrulha Escolar cria estratégia de prevenção à violência garantindo segurança aos alunos através de material paradidático


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valdir Alves
Fotos: Sesdec
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo