Oficina de Intervenção Urbana movimentou o centro de Porto Velho

12 de junho de 2012 | Governo do Estado de Rondônia

IMG_5034A oficina “Intervenção Urbana”, realizada pelo governo do Estado por meio da secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel) e da Casa da Cultura em parceria com o Ministério da Cultura por meio da Funarte, foi um sucesso.

A oficina foi ministrada pela Mestre em Artes Visuais e pesquisadora de relações entre arte e ativismo em trabalhos desenvolvidos em espaços públicos, Brígida Campbell e teve como objetivo proporcionar aos participantes a partir de vivências e experiências na cidade, o desenvolvimento de uma série de projetos realizados em diversos meios e suportes urbanos trazendo para pontos estratégicos do centro de Porto Velho obras de artes com mensagens regionais e também de conscientização.

A artista plástica Rita Queiroz, trouxe para a porta do Mercado Municipal a obra “Ribeirinha”, uma boneca/manequim coberta com retalhos, que segurava uma placa com várias mensagens que a artista produziu através de colagens e escritas. A obra que mostrou as raízes do povo rondoniense gerou curiosidade entre os que passeavam pelo centro da cidade.

“Movimente-se”, foi o nome da performance da artista Nasartes, que saiu pelas ruas pedalando uma bicicleta que trazia a frase, “Movimente-se” e entregando panfletos com os mesmos dizeres. “A proposta é estimular as pessoas a pensarem a necessidade de construir novas formas de mobilidade urbana de forma ecológica e saudável”, afirmou a artista.

Segundo o diretor da Casa da Cultura, Geraldo Cruz, “O propósito da oficina de introduzir os participantes ao universo das intervenções urbanas e da arte no espaço público foi colocada em prática com excelência”, afirmou.

Campbell declarou que a intenção foi promover o debate em torno das questões das cidades e reafirmar a arte como meio dbe potencializar estratégias simbólicas que reconfiguram a relação que temos com os espaços públicos.

Texto: Emilli Sousa