Governo de Rondônia
19/04/2024

PLANO OPERATIVO

Oficina orienta para financiamento de crédito fundiário rural 2018/19 em Rondônia

30 de outubro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

No auditório da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), nesta terça-feira (30), às 10h, aconteceu a oficina de construção do Plano Operativo Anual 2018/19 do Programa Nacional de Crédito Fundiário, que garante R$ 140 milhões para financiamento de aquisição de terras e infra-estruturas produtivas, destinadas à agricultura familiar em todo o Estado.

Raquel Santori, da Subsecretaria de Reordenamento Agrário (SRA), da Secretaria Especial da Agricultura familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), da Casa Civil do governo federal, participou da oficina, juntamente com Mary Braganhol, secretária da Seagri. O evento foi conduzido por Marcos Rodrigo, coordenador da Unidade Técnica Estadual (UTE).

Reunião foi realizada na Seagri

Os principais temas abordados foram a delimitação de metas e o orçamento para contratações de financiamento para aquisição de terras, para atender a mais de 1.200 famílias já cadastradas e aptas a receber o financiamento em todo o Estado.

Na abertura foi assinado, via Seagri, um termo de parceria entre a SRA, por meio de sua titular Raquel Santori, e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), na pessoa do seu presidente Fábio Menezes, em que estabelece a atuação da Fetagro na fase de mobilização do programa de crédito fundiário.

Em Rondônia o programa é executado pela UTE, da Seagri, e já beneficiou mais de 623 famílias com a aquisição de terras, implementos, construção de moradia e assistência técnica.

No estado o programa já entregou propriedades nos municípios de Alvorada do Oeste, Ariquemes, Porto Velho, Machadinho do Oeste, Ji-Paraná, Theobroma, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena, Cerejeiras, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura, São Felipe do Oeste, Novo Horizonte, Castanheiras, Cabixi e Colorado do Oeste.

Participaram também representantes da Delegacia Federal da Sead; Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro); Banco do Brasil (BB); Banco da Amazônia (Basa); sindicatos rurais de Candeias do Jamari, São Miguel do Guaporé, Espigão do Oeste e Porto Velho.

Leia mais:

Como funciona o crédito fundiário

Programa de crédito fundiário fomenta 107 novos produtores da agricultura familiar de Colorado do Oeste a ter a própria terra

Expansão do crédito fundiário para aquisição de terras em Rondônia será feita em parceria com prefeituras

Anexo: foto-01.jpg Download

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Arquivo Secom e Marco Aurélio Anconi
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Convênios, Distritos, Ecologia, Economia, Governo, Habitação, Inclusão Social, Indústria, Infraestrutura, Legislação, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia, Serviço, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo