25/04/2024

CAPACITAÇÃO

Oficina retoma processo de formação e capacitação dos servidores de assistência técnica e extensão rural

03 de outubro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Realizada em parceria entre a Escola de Governo e a Emater-RO, a oficina Gestão na Extensão Rural alertou para a necessidade da retomada do processo de formação e capacitação dos servidores atuantes nas ações de assistência técnica e extensão rural (Ater), no estado. A oficina foi realizada no final do mês de setembro, no auditório do Centro de Treinamento da Emater-RO (Centrer), em ouro Preto do Oeste, e reuniu, em primeira instância, 150 participantes entre os diversos órgãos envolvidos com a atividade em Rondônia.

A nova estrutura organizacional que transformou a instituição em empresa autárquica.

Para realizar a oficina a diretoria da Emater-RO propôs à Escola de Governo uma agenda de trabalho na perspectiva de obter melhores resultados, em razão da carga horária reduzida e do número grande de participantes na Oficina. Assim, conforme a programação estabelecida, todos os envolvidos deslocaram-se ao Centrer para, durante dois dias, discutirem temáticas de gestão pública e de liderança e gestão de pessoas.

O objetivo de se retomar ações de capacitação dos servidores de Ater visa promover o desenvolvimento dos gestores de forma holística, levando em conta os aspectos técnico, interpessoal, administrativo e estratégico dentro da organização pública. “A proposta é potencializar as ações de Ater, no estado”, diz Utenilda de Oliveira Carvalho, que coordenou a realização do evento.

Durante a oficina foram ministradas palestras com temas como: a Emater-RO e seu papel social, onde frisou-se a importância da Ater para o desenvolvimento social e sustentável das comunidades rurais. A palestrante, Claudia Moura, da Fecomércio, citou entre outros, a importância de se implementar processos contínuos de capacitação, agindo interativamente nas áreas culturais, sociais, ambientais e econômicas;

O coordenador da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Natan Costa, falou sobre o tema Liderança e Gestão de Pessoa, abordando a gestão do atual governo, suas conquistas de prêmios por projetos executados no estado e o destaque da Emater–RO na Ater pública.  “É preciso estar atentos ao nosso público, fazendo uma extensão rural de qualidade”, enfatizou Costa.

Avenilson Gomes da Trindade, diretor executivo da Idaron, abordou o tema Gestão Pública e falou sobre a necessidade de se ter metas e mudanças de rumo para se obter um trabalho de qualidade. “Desafios temos constantemente em qualquer função na gestão pública, e se houver inovação e renovação das experiências anteriores, teremos uma realização das metas com maior facilidade”, afirma Trindade.

Na segunda parte da oficina, foram abordados assuntos relacionados diretamente à Emater-RO, como: a nova estrutura organizacional, que transformou a instituição em empresa autárquica; gestão administrativa da Emater-RO, frente aos compromissos governamentais; Panorama técnico administrativo da instituição e palestras sobre Assédio moral e seus malefícios para a organização, esta último a Emater-RO já vem realizando em diversas regiões do estado a fim de promover conhecimento e bem estar entre os servidores.

O presidente da Emater-RO, Francisco Coutinho falou ainda da sua perspectiva quanto à instituição e apresentou um panorama completo de suas atividades no período de 2016 a 2017. Esclareceu a respeito de questões administrativas tais como: processos judiciais, negociações de dívidas, transparência, orçamento, patrimônio e aquisição de veículos e equipamentos de informática adquiridos com recursos de emenda parlamentar e recursos próprios.

Necessidade de maior comprometimento dos servidores com a Emater-RO.

Coutinho falou ainda da necessidade de os servidores terem um maior comprometimento com a Emater-RO. “A Emater-RO passa por mudanças institucionais, o que requer esforço conjunto no sentido de corresponder às expectativas da sociedade, por isso, é importante os gerentes e supervisores, ao retornarem aos escritórios regionais e locais, socializem o que vivenciaram durante esta Oficina.”

A Oficina A Gestão na Extensão Rural, além de despertar nos participantes a necessidade de capacitação e formação continuada para as questões relacionadas à administração pública, deixou patente a importância de se retomar também o processo de formação e capacitação dos servidores, podendo ser essas nas modalidades presenciais ou à distância. “Por uma questão de aprimoramento não apenas profissional, mas também para a vida, necessário se faz que o próprio servidor se atualize, utilizando-se dos meios disponíveis (livros, rede mundial de computadores, etc.), enfatiza Utenilda, salientando que, “dentro dos temas abordados evidenciou-se a necessidade de reelaboração da missão e visão da Emater-RO, com o objetivo de produzir impacto direto na qualidade das ações finalísticas da Entidade.”

Estiveram presentes durante as atividades da oficina diretores, supervisores, gerentes locais, gerentes regionais e gerentes estaduais da Emater-RO; técnico da Sepog; diretor administrativo da Idaron e representantes da Fecomércio, da secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), do Ministério do Meio Ambiente, da Unir/Campus de Guajará-Mirim, do Ifro/Campus Colorado do Oeste, consultor da Organização das Nacões Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e do Poder Legislativo (Senado e Câmara Federal).

Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes