Governo de Rondônia
16/04/2024

CICLOS DE FOMENTO

Oficinas promovidas pelo governo de Rondônia capacitam entidades do terceiro setor na elaboração de projetos sociais

25 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Representantes do Terceiro Setor durante oficina realizada em setembro de 2014, em Ji-Paraná

Representantes do Terceiro Setor durante oficina realizada em setembro de 2014, em Ji-Paraná

Programadas para acontecer em Pimenta Bueno, nos dias 26 e 27, e em São Francisco do Guaporé nos dias 28 e 29, as “Oficinas de Capacitação em Elaboração de Projetos e Captação de Recursos” são os primeiros encontros de 2015 e dão continuidade aos ciclos de fomento realizados em todas as regiões do território rondoniense.

Fomentar as associações e demais entidades do terceiro setor para que as mesmas possam elaborar seus projetos, captar recursos privados e aplicá-los no desenvolvimento de ações sem fins lucrativos é o objetivo da oficina. Entre setembro e dezembro de 2014, Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena receberam a capacitação.

Nesses dois dias de encontro, os participantes aprendem como elaborar projetos sociais através de técnicas e metodologias de concepção e planejamento, financiamento e financiadores, captação de recursos e empreendedorismo social. Tais procedimentos organizam a iniciativa de parcerias entre as organizações do terceiro e demais setores.

Segundo Vitor Pereira, responsável pela Gerência de Fomento ao Terceiro Setor da Secretaria de Assuntos Estratégicos (Seae), durante a oficina os participantes são capacitados e conhecem amplamente a politica captação de recursos.

“O objetivo do Governo é fomentar as instituições do terceiro setor para que elas estejam aptas e atuem de maneira independente na concepção de parcerias com fontes externas de captação”, define Pereira.  Ele destaca que essa atuação de fomento gerou resultados concretos, pois foram elaborados 46 projetos a partir das oficinas de 2014.

OTS

As Organizações do Terceiro Setor são entidades da sociedade civil organizada, sem fins lucrativos, que não distribuem lucro entre seus associados e realizam ações voluntárias visando o bem estar da sociedade. Atuam nas lacunas deixadas pelos outros dois setores (público e privado) e em especial na prestação de serviços não exclusivos dos Estados e Municípios.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria SEAE
Fotos: Assessoria SEAE
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Cursos, Economia, Sociedade, Solidariedade, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo