Governo de Rondônia
28/03/2024

SEM FILA

Com cirurgias urológicas, Hospital Cosme e Damião evita necessidade de tratamento de crianças fora do estado

18 de janeiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Hospital Cosme e Damião_Foto_Daiane Mendonça

O Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD), em Porto Velho, realiza cerca de 10 cirurgias urológicas por mês. Uma equipe de uropediatras de Manaus (AM) vem à capital para a realização destes procedimentos, facilitando a vida das mães que evitam sair do estado para consulta e cirurgias dos filhos. Os números são do setor de estatísticas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

De acordo com a diretora do HICD, Maria Antonieta Gama, a cirurgia mais realizada é a de hipospádia, uma cirurgia reparadora que corrige alteração na formação do canal da uretra, ocasionando uma abertura do orifício uretral numa posição não habitual, que é na ponta da glande.

Esta abertura poderá ser desde o períneo até abaixo da glande peniana (cabeça do pênis). O tratamento é cirúrgico, de preferência nos primeiros anos de vida da criança, quando a imagem do órgão sexual ainda está em formação. De acordo com a equipe do HICD, a melhor idade para realizar a cirurgia é entre 6 meses e 1 ano de idade.

Outra cirurgia realizada pela equipe de uropediatras, é a de implante ureteral. Trata-se de um procedimento bastante delicado, que não sendo feito em tempo hábil pode comprometer a saúde da criança. “Antes essas cirurgias eram feitas fora do estado, passando pelo processo do Tratamento Fora do Domicílio(TFD), o que levava bastante tempo. Com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), essas crianças podem ter a possibilidade da realização do procedimento logo quando detectado”, disse Maria Antonieta.

Segundo a direção do Cosme e Damião, uma vez por mês a equipe de uropediatras de Manaus vem a Porto Velho para consultas e cirurgias de crianças de 0 a 12 anos. Os médicos realizam diversos procedimentos, como postectomia, hérnia, hidrocele, hidronefose, criptorquidia/orquidopexia, exerese de cálculo vesical, retirada de cateter duplo, entre outros relacionados à urologia. Durante o ano de 2016 foram 42 cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais:
Brinquedoteca auxilia na recuperação de crianças no Hospital Infantil Cosme e Damião em Porto Velho
Número de atendimentos no Hospital Infantil Cosme e Damião cresceu 30% após implantação de planejamento estratégico


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Educação, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo