ORIENTAÇÃO

Encontro Regional de Assistência Social promove interação entre os técnicos do Vale do Jamari

26 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Eventos foi considerado produtivo pelos participantes

Com objetivo de garantir atendimento com excelência à população, a Gerência de Regional de Assistência Social da região do Vale do Jamari promoveu nessa quinta-feira (25) encontro com secretários e técnicos municipais para esclarecer as competências da pasta informar, as ações e programas  desenvolvidos pelo  governo do Estado.

Além de esclarecimento sobre acompanhamento, suporte e fiscalização dos serviços desenvolvidos nos municípios da região, executados com  recursos do governo do Estado, também foram abordados o programa Selo Unicef Município, aprovada  a edição 2013/2016 e  a regionalização  de serviços sócio assistenciais  de proteção social especial.

O coordenador  de Assistência Social, Mássimo Araujo, explicou que na região do  Vale do jamari, Ariquemes e Buritis são contemplados com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Os outros seis municípios, por terem menos de 20 mil habitantes, não dispõem da unidade, sobrecarregando o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Diante dessa necessidade, o governo do Estado iniciou, em março deste ano, o processo para regionalização da assistência social junto com os municípios, um estudo que define a realidade de cada região, quanto à incidência de violação dos direitos da criança e do adolescente, mulheres, idosos e outras situações de risco.

SELO UNICEF

Em relação ao Selo Unicef, a articuladora estadual, Evilásia Nunes, explicou o funcionamento do sistema operacional e informou  sobre  os cursos disponíveis, como o eixo de participação social – esporte e lazer – e a metodologia utilizada pelo Selo.

“Com a regionalização, o Estado vai ampliar os serviços especializados de assistencial social à população em situação de risco e vulnerabilidade”, ressaltou o coordenador.

Para a diretora executiva da Secretaria de Desenvolvimento Social de Ariquemes, Rosecleia Silva, a reunião foi esclarecedora e produtiva. “Gostamos da iniciativa. O ideal é que ocorra no máximo a cada três meses. São momentos onde tiramos as nossa duvidas e podemos  interagir com outros secretários”, disse.

A psicologa Iolanda Araújo, de Cacaulândia, disse que o encontro oportunizou a troca de experiências entre os secretários e técnicos. “Essas reuniões são necessárias e importantes”, definiu.

A secretária executiva do Vale do Jamari, Rosileane Matias, aproveitou a oportunidade para convidar e pedir apoio dos secretários e técnicos municipais na mobilização em suas cidades para que os cidadãos da região participem da proposta de discussão do  Plano Plurianual – PPA para o quadriênio 2016-2019 ,  que acontecerá no dia 6 de julho, em Ariquemes.

Texto: Suelly David
Fotos: Seas - Ariquemes