GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Equipe desenvolve sistema de modernização da gestão que resulta em economia de R$ 1,5 milhão ao estado

19 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Agir- Modernização da gestão pública foto sde Ésio mendes  (5)

Governador Confúcio aprovou nova ferramenta de gestão

Em meados de 2011, início do primeiro mandato, o governador Confúcio Moura se preocupou com a modernização da administração pública de Rondônia ao constatar que o estado estava atrasado, especialmente  no uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Foi então que o corpo técnico responsável pela TIC estadual foi em busca de parcerias para modernização da gestão, encontrando nas administrações do Paraná e de Pernambuco os exemplos de inovação tecnológica a ser seguidos.

Um desses exemplos foi a utilização do Sistema de Gerenciamento de Programas e Projetos (SGPP) de Pernambuco, cedido gratuitamente, por tempo determinado, a Rondônia, e se tornando uma das engrenagens principais do controle das atividades, acompanhamento dos projetos  e recursos financeiros das ações prioritárias dos programas e projetos estruturantes do governo rondoniense.

A partir da cedência, a Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae) utilizou o SGPP para monitorar, analisar, mobilizar e mostrar ao governador, seus secretários, assessores diretos e principais gestores, em tempo real por meio da internet, o andamento exato de todos os programas e projetos prioritários do governo definidos no Plano Estratégico que objetiva o desenvolvimento do estado.

Passados anos de utilização do SGPP, novas tendências no gerenciamento dos projetos da administração pública fizeram com que o sistema (criado a partir da realidade pernambucana) necessitasse de atualizações que o customizassem as prioridades locais. Frente ao alto valor de mercado para atualização (R$ cerca de 1,5 milhão), a Seae optou por desenvolver um sistema novo, totalmente adaptado.

Coube ao Núcleo de Modernização da Gestão Pública da Seae criar o novo código fonte e migrar os dados. Segundo Bruno Pinheiro, chefe do Núcleo, os usuários cobravam a atualização do sistema. “Com a criação de um código fonte totalmente novo e nosso, vamos atender à necessidade de quem o utiliza diariamente e poderemos cedê-lo a outros órgãos públicos, como o Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal de Justiça, que já o solicitaram extra oficialmente durante reuniões”, disse Pinheiro.

Durante a Agenda Integrada para Resultados ( Agir ) do último dia 14, a equipe de quatro desenvolvedores rondonienses que criaram o novo SGPP o apresentou ao governador. Novas funcionalidades foram demonstradas para o contentamento de todos os presentes na reunião. A iniciativa de incorporar ao mercado local a responsabilidade da inovação tecnológica da administração pública, uma das preocupações de Confúcio no início do mandato, foi elogiada na ocasião.

Texto: SEAE
Fotos: Ésio Mendes